A+ A A-

Sociedade Brasileira de Física dá destaque para trabalho de professores da FCA

 
                                      Professor Marcelo Maialle, dos cursos de Engenharia da FCA

 

A Sociedade Brasileira de Física publicou com destaque em seu website notícia sobre trabalho dos professores Marcos Degani e Marcelo Maialle, dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura da FCA. O artigo, escrito em parceria com cientistas da Universidade de Princeton (EUA), foi publicado também na revista Physical Review Letters, em 06 de junho.

Os pesquisadores da FCA colaboraram na interpretação de experimentos que devem promover a obtenção de dispositivos quânticos confiáveis, algo que, no momento, vários grupos de pesquisa ao redor do mundo tentam obter. Tais dispositivos têm potencial para se tornarem a base de modernos computadores quânticos, os quais prometem uma revolução na tecnologia da computação. O "bit", unidade de informação dos computadores existentes atualmente, assume valores discretos de 0 e 1, e deve ser substituido pelo "qubit" (bit quântico), o qual carrega muito mais informações. No trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, o qubit investigado é um par de elétrons em um dispositivo nanométrico chamado ponto quântico duplo.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a American Physical Society (APS) também aprovaram projeto dos professores para a vinda de Jason Petta (Universidade de Princeton, envolvida na pesquisa) para passar uma semana na FCA, ainda este ano ou no início do próximo, quando poderá interagir com alunos e professores da instituição.

degani foto 
                                    Professor Marcos Degani, também dos cursos de Engenharia da FCA