Colóquio discute
análise e criação
musical em
modelos
computacionais

14/08/2014 - 13:55

A análise e a criação musical utilizando modelos computacionais como suporte é o tema de um colóquio internacional realizado por pesquisadores brasileiros e franceses. O evento, organizado pela Unicamp, ocorre entre os dias 18 e 28 de agosto. Participam, ministrando aulas teóricas e práticas, pesquisadores e músicos da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Équipe de Représentations Musicales (RepMus) do IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), da França, centro de ponta na área. Ao final do Colóquio, no dia 28, às 21h00, haverá um concerto aberto e gratuito ao público no bar Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo, Campinas, SP).  
Manzolli e pesquisadores: últimos preparativos“Há modelos computacionais, em forma de softwares, que podem ser utilizados para analisar uma música. Você pode, por exemplo, analisar, com o computador, a expressividade em música. Verificar se aquele músico é menos ou mais expressivo, analisando as nuances que um intérprete coloca na música. Outra análise que pode ser feita é como um compositor organiza a estrutura de uma música, o seu processo criativo. Além da análise, os modelos computacionais podem ser empregados para a criação musical, interagindo com o músico, em tempo real. São esses os pontos abordados no Colóquio”, explica o compositor e matemático Jônatas Manzolli, docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, um dos organizadores do evento e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS).
Concerto de encerramento será no dia 28
De acordo com ele, até o dia 22 serão ministradas palestras e aulas pelos três convidados franceses do IRCAM: Gérard Assayag; Jean Bresson e Moreno Andreatta. O grupo, explica Manzolli, realiza pesquisa de relevância internacional sobre a representação de estruturas musicais, linguagens e paradigmas computacionais aplicados à música. Grandes compositores da música contemporânea já realizaram pesquisas ou compuseram obras no IRCAM.

No dia 25 acontecerão palestras e mesas-redondas com docentes e pesquisadores da USP (Silvio Ferraz e Fernando Iazzetta), Unesp (Flo Menezes) e Unicamp (Jônatas Manzolli e Stéphan Schaub). Nos dias 26, 27 e 28 acontecerão ensaios para o concerto de encerramento. O Colóquio abordará três temas chaves da área de análise e criação musicais com suporte computacional: processos avançados aplicados à análise e criação musicais; interação musical em tempo real; e formalização de estruturas musicais. 

As atividades acontecem na Faculdade de Engenharia e de Computação (FEEC) da Unicamp; na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP; no Studio Panorama, da Unesp, e em salas de conferências dos NICS da Unicamp. O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e parceria  da FEEC, IA e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). 

Concerto de encerramento
O concerto de encerramento do Colóquio será uma noite dedicada à exploração das fronteiras digitais, de acordo com Jônatas Manzolli. “Tecnologias que desafi(n)am os sentidos, algoritmos que dialogam com instrumentistas humanos. Cabe ao espectador desvendar quem é quem. Dilatar essas fronteiras, espreitar e vivenciar os seus limites. Abrir seus ouvidos e deixar-se surpreender”, escreve o professor no texto que divulga a apresentação, que acontece no dia 28, às 21h00, no bar Almanaque Café. O concerto contará com a participação de instrumentistas e pesquisadores do NICS, CIDDIC, FEEC, IA, ECA-USP e IRCAM.
Evento ocorre do dia 18 a 28 de agosto