Disciplina Fundamentos do Pôquer inicia na quarta, dia 03, novamente com lotação máxima
![]() |
Aula da disciplina Fundamentos do Poquer, eletiva oferecida pela primeira vez em 2013. A matéria continua despertando interesse e em 2014 também está com lotação máxima. Alunos de todos os cursos podem cursá-la. |
As aulas da disciplina Fudamentos do Poquer iniciam na quarta-feira, dia 03, as 14 horas, novamente com lotação máxima. Foram oferecidas 130 vagas e mais de 200 alunos manifestaram interesse em acompanhar as discussões previstas no programa da matéria.
O objetivo da disciplina oferecida pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) é criar um espaço na Universidade para entender e analisar este esporte da mente como um importante laboratório para tomada de decisões em situações de risco que envolvam negociação, estatística e aspectos comportamentais, normalmente de dífícil previsibilidade – este é, inclusive, o cenário de domínio de uma área conhecida como economia comportamental, cujo expoente recebeu o prêmio nobel em 2002. É importante ressaltar que a Unicamp não investe recursos extras para o oferecimento da disciplina: convidados participam voluntariamente e não recebem ajuda de custo e o Professor ministra as aulas em horário complementar às suas atividades regulares.
Cristiano Torezzan, matemático e docente idealizador da disciplina explica que a investigação e a discussão científica sobre o esporte – um dos que mais ganham popularidade atualmente – pretende compreender o pôquer como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão. "Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de 8h a 10h de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do pôquer um esporte da mente que mais cresce no mundo".
Prof. Torezzan com o mascote do Laboratório de Pesquisa Operacional da FCA. Na lousa, representações matemáticas de certos aspectos do jogo de pôquer. |
Torezzan enfatiza que a disciplina não será para ensinar a jogar pôquer, mas um curso para ensinar a pensar sobre a lógica do pôquer e utilizar ferramentas matemáticas para analisar o jogo como um sistema de informações incompletas que envolve a tomada de decisão baseada em padrões comportamentais de pessoas. O professor esclarece que a Universidade e todos aqueles envolvidos com a disciplina são totalmente contrários a qualquer tipo de jogos de azar, seja na Unicamp ou fora dela, bem como qualquer tipo de aposta envolvendo dinheiro. Disciplina semelhante já é oferecida no MIT (Massachussets Institute of Technology) e o tema é abordado em diversas outras universidades como em Harvard e na Universidade de Alberta, no Canadá.
A FCA é a unidade mais nova da Unicamp (inaugurada em 2009) e também a maior, com aproximadamente 2.500 alunos. "A proposta da disciplina se alinha com um dos princípios centrais do projeto pedagógico da Faculdade, que valoriza e fomenta a interdisciplinaridade e a religação dos saberes", afirma Alcides Scaglia, coordenador de graduação. A Faculdade não é dividida em departamentos como as outras unidades da Unicamp, o que também oferece condições para que professores dos cursos de graduação e pós-graduação elaborem iniciativas pedagógicas inovadoras – a competição de pontes de macarrão ou de carrinhos de engenharia são também bons exemplos, entre outros.
Confira aqui algumas matérias que foram veiculadas na imprensa em 2013, ano em que a disciplina foi oferecida pela primeira vez:
TV Cultura - Jornal da Cultura
Caderno Educação - Poquer como instrumento pedagógico
Jornal Valor Econômico - Unicamp adota o pôquer como disciplina para ensinar negócios