Banda formada por alunos do
Prodecad faz 1ª apresentação
08/09/2014 - 11:31
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Uma banda de percussão formada por crianças atendidas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) fez a sua primeira apresentação na manhã desta segunda-feira (8), na Praça da Paz da Unicamp. O repertório, composto por cinco músicas, entre elas o clássico “Mulher Rendeira”, foi acompanhado por um bom público, constituído em parte por pais dos integrantes da banda.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Prodecad, Juscelina Umbelina da Silva, a ideia de incluir a música como ferramenta pedagógica nas atividades educacionais nasceu em 2013. Inicialmente, o maestro Alex Ado Soares, o Formigão, trabalhou a parte teórica com as crianças. O envolvimento delas foi tão grande que Formigão decidiu acrescentar gradativamente à experiência alguns instrumentos musicais de percussão.
O resultado, conforme Juscelina, foi extremamente positivo. “O primeiro aspecto importante dessa atividade foi que as crianças aprenderam a ouvir. Elas perceberam que antes de tomar qualquer atitude, primeiro é preciso saber ouvir. Outro ponto que merece destaque foi o compromisso dos alunos com a banda. Esta primeira apresentação é em grande parte resultado do esforço e da exigência deles, com o apoio dos pais”, relatou.
Segundo Formigão, que é servidor da Universidade, voltar a trabalhar com crianças na atual fase da sua carreira tem sido muito gratificante. Ele se disse impressionado com o interesse dos alunos pelas aulas de música. “No começo, nós contávamos somente com o auxílio de uma flauta doce. Por causa do empenho das crianças, resolvi trazer alguns instrumentos de percussão que tinha em casa. A coisa cresceu tanto que acabamos formando a banda. Nosso sonho, agora, é poder fazer apresentações fora da Unicamp, para levar essa experiência ao conhecimento do restante da sociedade”, revelou.
Integrante da banda, a pequena Sophia da Silva Melo faz parte do corpo de dançarinas que acompanha os músicos. Questionada sobre o que acha das aulas de música, ela respondeu de forma objetiva: “muito legal”. Além de dançarina, Sophia adiantou que também pretende aprender a tocar algum instrumento. Um dos próximos passos a serem dados pela banda, afirmou o maestro, é buscar recursos para a compra de instrumentos de percussão melódicos, como o xilofone.
Além disso, acrescentou Juscelina, outro objetivo é fazer com que alunos dos períodos matutino e noturno também possam participar da banda, visto que por enquanto somente o pessoal do turno da manhã teve essa oportunidade. O Prodecad oferece educação complementar a crianças de 6 a 14 anos, matriculadas na Escola Sérgio Porto, em horário de contraturno ao ensino regular. Atualmente, atende a cerca de 400 crianças.