Talento se vê por aqui
10/09/2014 - 15:54
- Text:
- Images:
- Images Editor:
De olho no profissional formado, ou aquele que ainda vai se formar pela Unicamp, grandes empresas procuram a Talento, feira de recrutamento de trainees e estagiários da universidade. É o caso da Shell, uma das participantes mais antigas. A feira está entre as quatro selecionadas para a participação no país. No quadro de funcionários da Shell, mais de 10% de profissionais são da Unicamp, segundo a gerente de recrutamento e seleção, Rachel Nascimento. “Historicamente temos bons funcionários, incluindo pesquisadores, que vieram da Unicamp. Consideramos que a universidade é uma das mais importantes no país”, afirmou.
No estande da empresa os visitantes recebiam informações gerais e também sobre os programas em aberto tanto para estágios de verão, realizados no Rio de Janeiro, como as oportunidades para São Paulo e para recém-formados. As áreas de maior interesse da empresa são as engenharias, geologia e geofísica.
Mas Luiza Botelho estudou economia na Unicamp e também foi contratada. A ex-aluna participou de um estágio, depois ingressou no programa de novos talentos e agora trabalha na divisão de lubrificantes. Na Talento ela já foi de visitante e hoje está lá para atender o público e contar um pouco de sua experiência. “Vejo que as pessoas vêm com muitas expectativas e procuro falar sobre o dia a dia do trabalho já que estão acostumados com a marca no cotidiano das cidades, mas também têm muitas dúvidas de como é a estrutura da empresa, como ela funciona”.
No estande da Shell, Eduardo Buzinaio foi o vencedor de um quiz, ou jogo de perguntas e respostas, sobre assuntos relacionados ao petróleo, derivados e a empresa. O aluno do curso de administração da Unesp de Jaboticabal pretendia absorver o máximo de informações durante a visita na Talento, participando inclusive das palestras. Ele viajou em um ônibus que trouxe um grupo de 28 estudantes da Unesp. E Eduardo precisou andar bastante no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, afinal de contas, havia 63 empresas para conhecer melhor.
A Talento é organizada pelo Núcleo de Empresas Juniores da universidade ao longo de doze meses. Esta edição comemora os 15 anos da feira. “Queremos que seja a melhor edição da história já que a Talento está debutando”, disse o coordenador Rodrigo Zanetti. As novidades para marcar a data incluem um aplicativo oficial da feira, baixado gratuitamente em celulares e tablets com IOS ou Android e o cadastro para entrada no evento obrigatório, para facilitar o acesso das empresas aos dados dos visitantes. Outra novidade foi sobre o currículo, cadastrado no site via linkedin, para que as informações pudessem ser mais facilmente copiadas para o banco de dados das empresas.
Pelo segundo ano consecutivo na Talento, a empresa de biotecnologia Monsanto enviou profissionais de diversas áreas para conversar com os visitantes. “Aqui no estande o aluno tem o primeiro contato com a empresa, e pode conhecer alguns funcionários desde aqueles que fazem estágio, até pessoas de formações diversas”, ressaltou o especialista em Recursos Humanos da empresa Bruno Tonon. Ele salientou que o interesse da Monsanto em participar da feira tem a ver com o alto número de patentes produzidas na Unicamp. “Estamos perto dos cientistas e isso nos interessa”.
As estudantes da Unicamp Vitoria Lorizola e Amanda Garcez, ambas do curso de Gestão de Políticas Públicas, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), estavam otimistas. “Acredito que conseguiremos participar de pelo menos um processo de seleção de estágios, a partir desse contato com as empresas”, comentou Vitória. O leque de possibilidades se ampliou com a visita. Amanda complementou: “aqui também estão empresas que a gente não conhecia”.