Dançaberta apresenta dois
espetáculos para crianças
25/09/2014 - 15:36
- Text:Da Redação
- Images:Divulgação/Silvia Machado
- Images Editor:
Os espetáculos “Começar e cutucar, vamos ver onde dá?” e “Escondeus”, concebidos pelo Grupo Dançaberta de Pesquisa em Dança e Educação Somática do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, vão ser apresentados na segunda-feira, 29, e quarta-feira dia 1 de outubro, no uditório do Instituto de Artes (IA). As apresentações para duas escolas e cerca de 600 crianças, são resultado de uma parceria com o PIBID/Dança- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e o Unidança 2014, com apoio da linha Extensão da Faepex - Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão.
O espetáculo “Começar e Cutucar – vamos ver onde dá?”, é inspirado em duas histórias da literatura infanto-juvenil das autoras Silvana Tavano e Marília Pacheco Fiorillo. O processo de criação e transformação das histórias contadas em dança, foi desenvolvido em parceria com as autoras. Trata-se de uma pesquisa acerca do universo infantil, através da qual o grupo procura dar movimento e vida às memórias infantis das intérpretes. Cinco bailarinas utilizam objetos cênicos como bolas e lápis gigantes, para levar ao palco brincadeiras e sonhos de infância. O público infantil tem a oportunidade de acompanhar os desenhos formados pelos gestos no espaço, a adivinhar as formas geométricas que se delineiam a partir do corpo.
“Escondeus” foi criado a partir da adaptação da história “Era uma vez Deus” de Marília Fiorillo. O personagem “Deus criança” rodopia, se transforma no que deseja e pode fazer praticamente tudo, porém o fato de estar em todos os lugares ao mesmo tempo lhe causa um problema: ele não pode brincar de esconde-esconde. A maneira que consegue resolver o impasse é se escondendo na barriga de um menino. De acordo com as informações do grupo, o espetáculo não traz qualquer tendência religiosa, apenas revela uma visão “poética e lúdica” do tema.
A direção dos dois espetáculos, assim como do grupo de pesquisa Dançaberta, é da docente do IA, Julia Ziviani. O elenco conta com as bailarinas Ana Paula do Carmo, Cleonice de Paula, Daniela Pistoni, Emiliana Wenceslau e Ayumi Hanada. A produção executiva é de Julia Ferreira. De acordo com Cleonice, o grupo de pesquisa em dança trabalha em duas vertentes: uma delas voltada ao universo infantil e a outra aos adultos. “É um grupo sólido, que já existe há mais de 10 anos e que valoriza muito a pesquisa coletiva”, salientou. Neste projeto as apresentações serão para as escolas E.E. de Ensino Fundamental Sérgio Pereira Porto e E.E Prof. Roque Magalhães Barros.