Cenapad-SP, na Unicamp, comemora
20 anos de atividades com workshop

26/09/2014 - 15:58

/
Cenapad foi criado em março de 1994

Cenapad foi criado em março de 1994

Chinellato usa a palavra na mesa de abertura

Chinellato usa a palavra na mesa de abertura

Para comemorar seus 20 anos de atividades, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad-SP), com sede na Unicamp, realizou nesta sexta-feira um workshop com usuários e administradores de sistemas computacionais de alto desempenho. O wokshop organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), no auditório do Centro de Computação (CCUEC), teve o objetivo de propiciar a atualização desses profissionais, assim como estabelecer uma rede de relacionamentos e troca de conhecimentos entre os participantes. 

O Cenapad-SP, criado em março de 1994 e hoje ligado à PRP, tem como missão apoiar as atividades de P&D nas áreas de ciência e tecnologia do país, disponibilizando um ambiente de alto desempenho e afins, atuando como um centro de excelência em novas tendências computacionais e contribuindo para a formação da comunidade científica e empresarial. Para isso, disponibiliza a seus usuários um ambiente computacional poderoso, tanto em hardware como em software, bem como suporte técnico e operacional. É um dos nove centros que compõem o programa Sinapad (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho), implementado no Brasil pelo MCTI através da Finep. 

José Augusto Chinellato, coordenador do Cenapad-SP e docente do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), lembrou que este centro na Unicamp foi criado inicialmente para atender as universidades brasileiras de pesquisa em geral, mas que logo em seguida houve a organização dos Cenapads em vários estados, sob uma coordenação nacional que fica no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro. 

“Desde aquela época, a Unicamp vem contribuindo significativamente com o sistema, custeando o pessoal de informática e a infraestrutura, com auxílio do MCTI e da Fapesp (que é onipresente na universidade inteira)”, afirmou Chinellato. “O Cenapad da Unicamp tem como uma de suas marcas o funcionamento contínuo, praticamente sem interrupções, com clientes em todo o país e servindo como referência neste grupo de centros de processamento. É importante comemorar os 20 anos na perspectiva de uma vida longa.” 

O professor Pedro Leite da Silva Dias, coordenador-geral do Sinapad e diretor-geral do LNCC, considera que nesses 20 anos houve um enorme progresso na capacidade de utilização da computação de alto desempenho. E aproveitou o evento para anunciar a aquisição de um equipamento de porte que o Brasil ainda possuía (de 1,2 petaflo/s), que deve estar instalado entre fevereiro e abril do próximo ano. “Quando assumi como diretor do MCTI em 2007, mencionei um problema que considerava bastante sério: havia nos Cenapads várias máquinas de pequeno porte, mas nenhum equipamento grande.” 

Segundo o coordenador nacional, o Sinapad atingiu as melhores colocações no cenário mundial nos anos 1990, mas vem caindo de lá para cá, principalmente porque prevaleceu esta política de pulverização dos recursos. “Ou seja, compramos um monte de máquinas pequenas, sendo que o problema disso é que não conseguimos atacar grandes problemas, quando o mundo está cheio de grandes problemas. Agora, venho estimulando a comunidade científica a pensar grande, pois é fundamental que essa máquina nova seja bem utilizada, e rapidamente.” 

Tanto o professor Fernando Coelho, assessor da PRP, como o professor José Roberto de França Arruda, coordenador-adjunto das áreas de Exatas e de Engenharias da Fapesp, observaram que o Cenapad da Unicamp talvez tenha sido uma das primeiras “facilities” do Brasil, seguindo os modelos praticados no mundo. O conceito de “facility” envolve a concentração e disponibilização de equipamentos de alto custo num mesmo espaço físico e operados por profissionais qualificados, otimizando assim a utilização de recursos públicos.