Autores da FEM assinam melhor artigo de
mestrado do 20º Congresso de Automática
06/10/2014 - 09:39
- Text:Da Redação
- Images:Divulgação
- Images Editor:

O aluno Alan Suto e sua orientadora, professora Grace Deaecto, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), receberam menção honrosa como autores do melhor artigo de mestrado apresentado no 20º Congresso Brasileiro de Automática, que ocorreu de 20 a 24 de setembro em Belo Horizonte – as outras categorias foram de graduação, doutorado e pesquisa individual. “Otimização de desempenho H2 de sistemas com comutação do tipo Lur’e” é o título do artigo.
“Este prêmio reflete a valorização do nosso esforço no desenvolvimento do meu tema de pesquisa e reconhece a importância dos resultados obtidos para a área de controle e automação”, afirma Alan Suto, que desenvolveu seu mestrado no âmbito do Departamento de Mecânica Computacional da FEM. “Meu tema reflete o encontro de dois momentos importantes no desenvolvimento da teoria de controle. O primeiro ocorrido nos anos 1940, quando Lur’e, Postnikov e outros aplicaram os resultados de Lyapunov para tratar problemas de engenharia, como por exemplo, assegurar estabilidade de sistemas de controle que apresentam não-linearidades.”
O outro momento, segundo o aluno, é bem recente, de meados dos anos 2000, marcado pelo desenvolvimento da teroria de sistemas com comutação, com o objetivo de projetar uma regra que seleciona a cada instante de tempo um dos seus subsistemas. “Além de garantir estabilidade, esta regra pode fornecer desempenho melhor do que outras técnicas de controle disponíveis na literatura. A junção dos resultados conseguidos nos dois momentos permitiu elaborar uma técnica de projeto de sistemas de controle que julgamos ter certa importância teórica, bem como a possibilidade de aplicações práticas.”
A professora Grace Deaecto observa, por sua vez, que o Congresso Brasileiro de Automática é o evento nacional mais importante na área de Controle e Automação, organizado pela Sociedade Brasileira de Automação (SBA). “O Congresso ocorre de dois em dois anos e reúne pesquisadores de praticamente todas as universidades brasileiras. Este prêmio é importante por colocar em evidência o reconhecimento do trabalho realizado pelo aluno e enfatiza a qualidade da pesquisa científica desenvolvida pela Unicamp na área de controle e automação.”