Fóruns Permanentes debatem
temas da construção civil na FT

06/10/2014 - 13:51

/
O professor Antônio Domingos de Figueiredo

O professor Antônio Domingos de Figueiredo

O professor José Marcos da Cunha

O professor José Marcos da Cunha

O professor José Geraldo Pena de Andrade

O professor José Geraldo Pena de Andrade

O professor Mauro Menzori

O professor Mauro Menzori

A Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp promoveu nesta segunda-feira (6) uma edição dos Fóruns Permanentes, desta vez abordando o segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema central do evento, que atraiu bom público ao auditório da unidade de ensino e pesquisa, foi Inovação e Racionalização nos Processos Construtivos. A mesa de abertura dos trabalhos foi formada pelo diretor da FT, professor José Geraldo Pena de Andrade; pelo organizador do encontro, professor Mauro Menzori; e pelo assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), professor José Marcos da Cunha.

Em suas falas, os três participantes da mesa destacaram a importância dos Fóruns Permanentes em geral e do evento da FT em particular. “Discutir a inovação e a racionalização na construção civil é algo extremamente válido na atualidade. A engenharia civil precisa participar desse debate, para que tenhamos inovações em nossos processos construtivos”, afirmou o professor José Geraldo Andrade.

A primeira palestra do dia foi ministrada no início da manhã pelo engenheiro civil Antônio Domingos de Figueiredo, que é docente da USP e coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Túneis da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos. O tema da conferência de Figueiredo foi “Tecnologia de Revestimentos de Túneis”. Além de abordar uma série de questões técnicas e tecnológicas envolvidas na construção desse tipo de estrutura, o palestrante também falou sobre a função social e a responsabilidade dos engenheiros civis.

De acordo com Figueiredo, assim como em outras profissões, também na engenharia civil é preciso seguir protocolos. “Ocorre que somente seguir protocolos não é fazer engenharia. Em alguns momentos, é preciso ousar; é preciso ir além do que determinam os protocolos”, afirmou. O professor da USP lembrou, entretanto, que para agir desse modo o engenheiro precisa estar constantemente em busca de conhecimento e informações, para que possa tomar as melhores decisões.

O evento contou ainda com outras duas palestras, que seriam realizadas no período da tarde. Uma delas, intitulada “Construção da Ponte Rio Niterói”, seria ministrada por Carlos Henrique Siqueira, consultor do Grupo CCR Ponte. Já a última conferência do dia seria apresentada por Sergio Doniak, diretor técnico da Fhecor do Brasil Engenharia Ltda. Ele falaria sobre o uso de concreto pré-fabricado nos estádios brasileiros, com destaque para a Arena Corinthians.

Os Fóruns Permanentes, idealizados pela CGU, têm o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e pesquisas desenvolvidas na Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade.