FEF promove Fórum
de Ginástica Geral

13/10/2014 - 16:48

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverão entre os dias 15 e 18 de outubro o VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. O evento contará com diversas atividades acadêmicas, como cursos, workshops e exposição de pôsteres, reservadas somente aos inscritos. Além disso, ocorrerão apresentações de grupos ginásticos de diferentes países, que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo público. Toda a programação estará concentrada no galpão do Sesc, localizado no bairro Bonfim, em Campinas. Durante o fórum, os 25 anos do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) serão comemorados com o lançamento de um livro que narra toda a trajetória do GGU.

A cerimônia de abertura do fórum ocorrerá às 19h de quarta-feira (15). Na sequência, haverá um festival de ginástica, que se repetirá em todos os dias do evento, sempre no encerramento das atividades. “Esse festival será aberto ao público, que poderá acompanhar a apresentação de grupos de diversos países”, afirma o professor da FEF e coordenador do fórum, Marco Antônio Bortoleto.

De quinta-feira a sábado, entre 9h e 18h, serão realizadas as atividades acadêmicas. Estão previstos 24 cursos, seis workshops, quatro mesas-redondas e duas conferências, uma de abertura e outra de encerramento. “Nós atingimos o número máximo de 500 inscrições. Vamos contar com a participação de pessoas vindas de diversas partes do Brasil e também do mundo. Já estão confirmadas as presenças de representantes de instituições do Japão, Bélgica, Finlândia, Estônia, Chile, África do Sul, Austrália, México, Dinamarca, Itália e Argentina”, elenca Bortoleto.

O diálogo com especialistas e praticantes de ginástica de tantos lugares distintos, conforme o professor da FEF, tende a enriquecer o conhecimento em torno do tema central do fórum, que é “Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania”. “Em um evento como este, todos aprendem com todos e todos saem ganhando. A proposta da ginástica geral, que não tem caráter competitivo, é envolver toda a sociedade na prática desta atividade, independente da idade, condição física ou perfil social”, enfatiza. A programação completa do fórum pode ser conferida neste link.

GGU

O Grupo Ginástico Unicamp (GGU), que está comemorando 25 anos de atividades, é formado por estudantes oriundos de diversos institutos e faculdades da Universidade. Todos atuam voluntariamente. “É uma experiência aberta a todos os interessados. Aqui, nós valorizamos a soma de competências”, diz o professor Marco Antônio Bortoleto, que também responde pela direção do grupo.

Ele explica que o GGU contribui para complementar os estudos desenvolvidos na Faculdade de Educação Física (FEF), pois permite que propostas teóricas sejam testadas na prática. “Além disso, o GGU também serve de referência a outras universidades. Boa parte dos grupos ginásticos formados em instituições brasileiras buscou inspiração na nossa experiência”, pontua.