Alunos de licenciatura em artes dão aulas
a crianças fazendo do campus um ateliê

15/10/2014 - 17:21

/
Crianças da Apas chegam à Galeria de Arte

Crianças da Apas chegam à Galeria de Arte

Fernanda Massagardi, idealizadora do 'ateliê'

Fernanda Massagardi, idealizadora do 'ateliê'

Atividade artística após visita a exposição

Atividade artística após visita a exposição

Mostra de Mônica Nador fica aberta até dia 29

Mostra de Mônica Nador fica aberta até dia 29

Um grupo de crianças bastante curiosas visitou a Galeria de Arte da Unicamp na tarde desta quarta-feira, percorrendo a exposição da renomada artista visual Mônica Nador – “Autoria Compartilhada - Proposições de arte para um Brasil contemporâneo” – para depois ocupar uma mesa preparada na parte externa e se divertir com uma atividade artística. Elas são da Associação Presbiteriana de Ação Social (Apas), que atende cerca de 400 crianças de Campinas e aceitou um acordo para enviar ao campus, quinzenalmente, grupos de 25 delas, que têm aulas com alunos de licenciatura do Instituto de Artes. 

A proposta de criar um “ateliê” para receber crianças da periferia veio da professora Fernanda Massagardi, que após o doutorado na Faculdade de Educação retornou ao IA como pesquisadora colaboradora. “Os alunos da licenciatura precisam fazer um estágio de trinta horas no semestre, em escola ou instituição, mas nós professores não conseguimos acompanhar suas ações com as crianças. A ideia é que meus alunos deem aulas para as crianças aqui no campus, para depois conversarmos sobre a necessidade de ajustes nas atividades.” 

Fernanda observa que são os alunos de licenciatura que planejam o tipo de atividade, que não se atém à arte, fruindo pelo campus. “Já recorremos, por exemplo, a elementos da natureza, coletando sementes para desenhar com elas. Na última visita tinha um pessoal tocando violoncelo e, quando perguntei qual era aquele instrumento, responderam violino. São crianças de mais de 10 anos que nunca tiveram contato com arte. Não adianta levá-las a um museu se não vivenciaram nada, é um refinamento que se dá nas coisas mais cotidianas. Uma possibilidade que vislumbro é de abrir às salas do IA à noite, quando não são utilizadas, e iniciar meus alunos no trabalho social com crianças, jovens e terceira idade. Seria um investimento a mais na licenciatura.” 

Autoria Compartilhada
A exposição que as crianças da Apas visitaram na Galeria de Arte fica aberta até o dia 29 de outubro. A mostra é o resultado do projeto Autoria Compartilhada – Proposições de arte para um Brasil contemporâneo, que Mônica Nador desenvolveu no primeiro semestre deste ano como proposta do edital de Professor Especialista Visitante no curso de artes visuais da Unicamp. A artista é reconhecida internacionalmente por sua contribuição para o campo híbrido da criação artística contemporânea, combinando a autoria compartilhada à pintura de casas da periferia urbana do Brasil e do mundo. A curadora da exposição é a professora Sylvia Furegatti.