Visitas e provas de duplo diploma trazem
delegações estrangeiras para a Unicamp
17/10/2014 - 11:59
- Text:Da Redação
- Images Editor:
Alunos das engenharias da Unicamp em Campinas e Limeira fizeram provas e entrevistas esta semana para obtenção de duplo diploma com a França. Duas redes que representam as universidades francesas trouxeram delegações para aplicação dos testes. As instituições que formam as Ecoles Centrales e o grupo Paristech ofecem bolsas para os alunos de graduação do quarto ano, que, selecionados, passarão dois anos nas escolas do país europeu para depois retornar à Unicamp e cursar mais um ano, conseguindo assim o duplo diploma.
A visita das delegações foi organizada pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI). O docente José Pissolato Filho, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação foi um dos professores responsáveis na Unicamp. Pissolato afirmou que os alunos que fizeram as provas já haviam sido pré-selecionados em suas faculdades. “Os franceses entrevistam os alunos com melhor rendimento, que não tem nenhuma reprovação”, explicou.
O convênio de duplo diploma com a França já tem 13 anos, segundo o docente. “É realmente uma relação de confiança e que oferece para os alunos uma oportunidade muito importante, porque é uma grande diferença para o currículo deles”, ressaltou. Diferentemente do Ciência sem Fronteiras, este é um programa controlado no âmbito da própria universidade e este também é um ponto positivo, como disse Pissolato.
As delegações das Écoles Centrales (EC) e Paristech representavam as seguintes escolas: AgroParisTech, Chimie ParisTech, ENSTA ParisTech, MINES ParisTech e Telecom ParisTech, além das Écoles de Lyon, Marseille, Nantes, Paris e Lille. As provas e entrevistas foram realizadas entre terça e quinta-feira, dias 14 e 16.
Na quarta-feira, 14, houve a visita da University of New South Wales, da Australia. O objetivo da delegação foi discutir oportunidades de colaboração em pesquisas, publicações e intercâmbios, especialmente nas áreas de ciência, engenharia e tecnologia da Unicamp. O assessor da Vreri, professor Max Henrique Machado Costa, afirmou que a visita resultou em “uma boa iteração de equipes que trabalham em temas correlatos”. Novas reuniões temáticas, na forma de workshops, serão organizadas em breve.
A delegação da The University of Waikato, da Nova Zelândia, esteve na Unicamp no início da semana. A visita foi acompanhada pelo assessor da Vreri professor Carlos Kenichi Suzuki. Segundo ele, a universidade tem pontos em comum com a Unicamp como, por exemplo, o bom desempenho entre as instituições do mundo com menos de 50 anos. “A vice-reitora de Educação Robyn Longhurst demonstrou forte interesse em abrir intercâmbio com a Unicamp em nível de docentes”, salientou. Também na segunda houve a visita de uma delegação argentina, reunindo representantes das instituições: Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Tecnológica Nacional e Universidad Nacional de Villa María.