Mostra comemora
os 25 anos da MIT
06/11/2014 - 10:47
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Decorridos 25 anos da realização da Mostra Internacional de Teatro (MIT), provavelmente o mais importante evento cultural promovido pela cidade, Campinas apresenta novamente condições para organizar ações da mesma envergadura e voltar a figurar com destaque no cenário cultural nacional. A avaliação foi feita na noite desta quarta-feira (5) pelo ator e produtor Marcos Kaloy, durante a abertura da Mostra 25 anos, evento que comemora o 25º aniversário da MIT. A exposição é constituída por fotos, vídeos, materiais gráficos e por mesas de debates que contam com a participação de convidados e profissionais ligados à MIT. As atividades prosseguirão até o dia 14 de novembro, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara). A entrada é gratuita.
De acordo com Marcos Kaloy, a MIT contou com uma única edição, em 1989, mas que provocou uma enorme transformação na cena cultural campineira. Na ocasião, Campinas recebeu artistas, produtores e diretores de diversas partes do mundo e serviu de palco para importantes produções nacionais de internacionais. “Foi um momento de grande efervescência cultural. As ações envolviam, além dos artistas, produtores e diretores, as mais importantes instituições locais, como Unicamp, Prefeitura, Sesc etc”, relembrou.
O sucesso da MIT, prosseguiu Kaloy, fez surgir no ano seguinte o Festival Internacional de Teatro (FIT), promovido pela Unicamp. Ao todo, foram quatro edições, que propiciaram a apresentação de espetáculos ao público, mas também o avanço do ensino e da pesquisa na área das artes cênicas. “Foram eventos tão significativos que os ecos gerados por eles reverberam até hoje”, considerou o ator e diretor. Conforme Kaloy, depois de muito tempo, a cidade volta a reunir condições para promover novamente eventos da amplitude da MIT e do FIT.
“Eu percebo o mesmo clima de 25 anos atrás. Vejo que a Prefeitura voltou a ter uma política efetiva na área da cultura. Com uma maior articulação entre as instituições e os grupos locais de teatro, dança e música, entre outros, penso que é possível voltar a promover eventos de grande impacto”, considerou.
Durante a abertura da Mostra 25 anos, os organizadores fizeram uma homenagem a quatro personalidades ligadas ao teatro e à Unicamp: Paulo Renato Costa Souza (1945- 2011), ex-reitor da Unicamp; Bernardo Caro (1931- 2007), artista plástico e ex-diretor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp; Adilson Barros (1947- 1997), ator e ex-diretor do Departamento de Artes Cênicas do IA da Unicamp; e Luiz Octavio Burnier (1956-1995) ator e criador do Lume Teatro-Unicamp. Familiares e representantes das famílias dos homenageados receberam um quadro contendo uma reprodução do cartaz da MIT.
A primeira-dama de Campinas e aluna de doutorado da Unicamp na área de música, Sandra Ciocci, também recordou a grande agitação cultural causada pela MIT. “Eu acabara de ingressar no curso de Música Popular da Unicamp, em 1989, e pude acompanhar toda a movimentação. Foi realmente um momento histórico para a cultura da cidade. Acredito que podemos pensar em reeditar esse tipo de evento, obviamente em consonância com o momento atual”.
Comentários
elogio
A matéria ficou ótima. Clara e abrangente. O CISGuanabara agradece.
Congratulações
Parabéns à Equipe da ASCOM pela excelente cobertura do evento, assim como aos seus organizadores, que puderam trazer esses momentos que marcaram uma época ao presente!