Projeto Conexão Cultural leva
o Brilha Mundo até o CPQBA
06/11/2014 - 15:53
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O projeto Conexão Cultural chegou ao CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas), em Betel, com um espetáculo do Brilha Mundo, grupo de alunos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O Conexão Cultural é uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). E faz parte do Programa Campus Tranquilo, cuja proposta final será apresentada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) ao Conselho Universitário (Consu) em 25 de novembro, depois de 21 reuniões junto a unidades e órgãos para colher críticas e sugestões.
A performance do Brilha Mundo teve um palco inusitado, o refeitório do CPQBA, com um público formado por pessoas da melhor idade de Paulínia que participam do curso de plantas medicinais oferecido pela unidade da Unicamp. “Foi o grupo que escolheu a data dessa primeira parceria do Conexão Cultural com o CPQBA. Pensando na interação dos alunos com a sociedade, queremos mostrar que é possível levar arte a todos os espaços, inclusive para a comunidade externa e inclusive num refeitório”, afirmou Carmen Lúcia Arruda, a Malu, supervisora de Ação Cultural da CDC.
Os integrantes do Brilha Mundo foram contemplados com a bolsa Aluno Artista oferecida pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), graças a um projeto visando à criação de uma performance cênica que integra música, artes visuais e dança, pesquisando uma linguagem dentro da intersecção dessas três formas de arte e do ambiente da cena. “A performance se desenvolve com as bailarinas construindo e colocando no espaço elementos materiais que compõe uma instalação lúdica, criando um mundo de realidades mágicas”, justifica o grupo formado por Clara Heider, Daniel Bueno, Isadora Massoni e Iago Tojal.
Ainda em novembro, o projeto Conexão Cultural será levado ao Teatro de Arena da Unicamp, às 18 horas do dia 12, com um show de Almir Côrtes (bandolinista) e Harvey Wainapel (saxofonista e clarinetista); à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, às 18h do dia 26, com um espetáculo de circo dos Irmãos Sabatino; e para a frente do Restaurante Universitário, às 13 horas do dia 27, com a mesma atração circense. Todos os artistas que participam projeto Conexão Cultural, alunos ou não, mantêm algum tipo de vínculo com a Unicamp.