Projeto Conexão Cultural leva
o Brilha Mundo até o CPQBA

06/11/2014 - 15:53

/
Performance do Brilha Mundo em pleno refeitório

Performance do Brilha Mundo em pleno refeitório

Show para alunos do curso de plantas medicinais

Show para alunos do curso de plantas medicinais

Primeira parceria do Conexão Cultural com o CPQBA

Primeira parceria do Conexão Cultural com o CPQBA

O projeto Conexão Cultural chegou ao CPQBA (Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas), em Betel, com um espetáculo do Brilha Mundo, grupo de alunos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O Conexão Cultural é uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). E faz parte do Programa Campus Tranquilo, cuja proposta final será apresentada pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) ao Conselho Universitário (Consu) em 25 de novembro, depois de 21 reuniões junto a unidades e órgãos para colher críticas e sugestões. 

A performance do Brilha Mundo teve um palco inusitado, o refeitório do CPQBA, com um público formado por pessoas da melhor idade de Paulínia que participam do curso de plantas medicinais oferecido pela unidade da Unicamp. “Foi o grupo que escolheu a data dessa primeira parceria do Conexão Cultural com o CPQBA. Pensando na interação dos alunos com a sociedade, queremos mostrar que é possível levar arte a todos os espaços, inclusive para a comunidade externa e inclusive num refeitório”, afirmou Carmen Lúcia Arruda, a Malu, supervisora de Ação Cultural da CDC. 

Os integrantes do Brilha Mundo foram contemplados com a bolsa Aluno Artista oferecida pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), graças a um projeto visando à criação de uma performance cênica que integra música, artes visuais e dança, pesquisando uma linguagem dentro da intersecção dessas três formas de arte e do ambiente da cena. “A performance se desenvolve com as bailarinas construindo e colocando no espaço elementos materiais que compõe uma instalação lúdica, criando um mundo de realidades mágicas”, justifica o grupo formado por Clara Heider, Daniel Bueno, Isadora Massoni e Iago Tojal. 

Ainda em novembro, o projeto Conexão Cultural será levado ao Teatro de Arena da Unicamp, às 18 horas do dia 12, com um show de Almir Côrtes (bandolinista) e Harvey Wainapel (saxofonista e clarinetista); à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, às 18h do dia 26, com um espetáculo de circo dos Irmãos Sabatino; e para a frente do Restaurante Universitário, às 13 horas do dia 27, com a mesma atração circense. Todos os artistas que participam projeto Conexão Cultural, alunos ou não, mantêm algum tipo de vínculo com a Unicamp.