Unicamp recebe visitantes da China, Inglaterra, Estados Unidos e Irlanda
07/11/2014 - 11:28
- Text:
- Images:
A Unicamp, por meio da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), recebeu nesta sexta-feira (7), a visita de Julia Brown, chefe de Relações Exteriores da Escola de Ciências da Vida e Saúde da Universidade de Aston, Inglaterra.
Ela foi recepcionada por Eleonora Cavalcante Albano, docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e assessora para assuntos internacionais e de Pós-graduação da Vreri; por Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, e por Raquel Hatamoto, do mesmo instituto.
A visita de Brown objetivou fortalecer as relações existentes entre a Unicamp com a Aston em relação aos cursos de mestrado oferecidos por aquela instituição. Um memorando de entendimento incluindo o intercâmbio de alunos, já existe entre as universidades.
OUTRAS VISITAS DA SEMANA
Chinesa - Na quinta-feira, a Unicamp recebeu a visita de LI Jianjun, Yang Fuling, Siegel Jay, e Baldridge Kim, da Universidade de Tianjin (China). O objetivo da comitiva chinesa foi estreitar relações com a Unicamp na área farmacêutica. O grupo foi recepcionado pelos professsores Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri, e Gao Hongyan, do Instituto Confúcio da Unicamp. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
Americana - Daniel Janies, Mirsad Hadzikadic e Xinghua “Mindy” Shi, dirigentes da Universidade da Carolina do Norte, também estiveram no campus, na quinta-feira. O objetivo do grupo foi explorar oportunidades de colaboração nas áreas de Bioinformática, Informática em saúde e Ciência de dados.
Inglesa - Compreender as prioridades da Unicamp com vistas a uma aproximação estratégica nas áreas de Tecnologia de alimentos e de Desenvolvimento de ciência de plantas. Essa foi a meta de Richard Masterman, Neville Wylie, Zoe Wilson e Maeve Fitzpatrick, da Universidade de Nottinghan (Inglaterra). Na última terça-feira (4), no campus da Unicamp, a comitiva visitou as instalações do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Irlandesa – Na terça-feira também esteve no campus Maria Sousa Gallagher, da Universidade Colégio Cork (Irlanda). Em reunião com a professora Laura Sterian, coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF) da Unicamp, foram tratatos assuntos que visam o estabelecimento e o desenvolvimento de colaborações acadêmicas (e de pesquisa) sobre intercâmbios de estudantes e pesquisadores entre as instituições.