Inclusão na universidade
é tema de fórum na Unicamp


Discutir as políticas públicas de acesso à universidade, com foco nas cotas e ações afirmativas, é o objetivo do Fórum Inclusão e Diversidade, que será realizado na Unicamp no dia 13 de novembro, das 9 às 17h30. Organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (Penses) e professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, o evento vai reunir acadêmicos, movimentos sociais e autoridades governamentais para debater experiências e políticas de inclusão social implantadas nas instituições brasileiras, com especial atenção às demandas das universidades públicas paulistas. 

A decisão do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade da reserva de vagas nas universidades federais e a sanção da lei nº 12.711 em 2012 ratificaram e uniformizaram programas de acesso e inclusão criados nas mais de 50 instituições federais a partir de 2004. Nesse contexto, as universidades estaduais paulistas foram impelidas a rediscutir ou criar ações afirmativas de caráter social e étnico, apesar de historicamente reticentes a esse modelo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 apontam que os brancos representam 73% das pessoas com ensino superior completo no país, enquanto pretos e pardos somam menos de 25%. 

Nos últimos dez anos diferentes iniciativas foram implantadas no contexto das políticas de ações afirmativas nas três universidades públicas paulistas, seja para atender às demandas criadas dentro e fora das instituições, seja para oferecer alternativas às medidas adotadas em âmbito federal. A primeira delas foi o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), instituído pela Unicamp em 2004; em 2007, a USP criou o Programa de Inclusão Social (INCLUSP). Em 2013, a Unesp adotou uma política de cotas para favorecer a inclusão de estudantes de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas, o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Neste ano, a Unesp registrou uma alta de 12% no total de negros e indígenas inscritos para seu vestibular em relação ao ano passado. 

Entre as mesas temáticas e conferências do fórum estão: “Universidades públicas: o debate político sobre cotas e ações afirmativas”, “Ações afirmativas para o acesso e a permanência na universidade: experiências”, “Universidades públicas paulistas: o debate político e acadêmico sobre as cotas e ações afirmativas” e “O impacto das ações afirmativas na produção do conhecimento”. 

O evento é organizado por professores do IFCH e IEL e pelo Penses, espaço acadêmico vinculado ao Gabinete do Reitor responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos os seus aspectos. O Penses busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.

SERVIÇO 

Evento: Fórum Inclusão e Diversidade
Dia: 13/11/2014 (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h30
Local: Centro de Convenções
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)
Mais informações