Francisco Gomes Neto
é o novo diretor do Imecc

12/11/2014 - 12:32

Os professores Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto e Carlile Campos Lavor tomaram posse na manhã desta quarta-feira (12) como diretor e diretor associado, respectivamente, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp, para o cumprimento de um mandato de quatro anos. Eles substituem a Caio José Colletti Negreiros e Verónica Andrea González-López. A solenidade de transmissão dos cargos, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, ocorreu no auditório do próprio Imecc, que ficou pequeno por causa do grande público presente, constituído por docentes, alunos, funcionários e convidados.

Também compuseram a mesa de autoridades o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, ex-diretor do Imecc; e o coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta. Em seu discurso de despedida, Caio Negreiros evitou elencar um grande número de realizações de sua gestão, preferindo destacar as conquistas que considerou mais relevantes, “todas elas em consonância com os princípios adotados pelo fundador da Unicamp, Zeferino Vaz”.

Entre as ações mais significativas, Caio Negreiros citou a contratação de novos docentes, a valorização profissional do corpo técnico-administrativo, a internacionalização das atividades do Instituto e a reforma da sede e a retomada das funções do Centro Acadêmico daquela unidade. “Neste momento de encerramento de gestão, o sentimento é de que eu e a professora Verônica honramos a confiança em nós depositada”, disse.

O professor Francisco Gomes Neto adiantou que a sua gestão em parceria com o professor Carlile Lavor será conduzida com base em quatro pressupostos: ação, transparência, impessoalidade e tolerância. O novo diretor do Imecc antecipou que estará aberto ao diálogo com a comunidade de modo geral e que todas as decisões importantes para o Instituto somente serão tomadas após ampla discussão.

Francisco Gomes Neto também considerou que, a despeito dos bons indicadores apresentados pelo Imecc, “não há atividade que não possa ser melhorada - das notas que a pós-graduação tem recebido da Capes à higienização dos banheiros”. O novo diretor acrescentou, ainda, que espera contar com a colaboração de todos os integrantes da comunidade do Instituto, à qual classificou de “excepcional”.

Tanto o reitor Tadeu Jorge quanto o coordenador-geral Alvaro Crósta agradeceram a colaboração dos diretores que deixaram o cargo e colocaram a Reitoria e a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) à disposição da nova diretoria, para “colaborar no que for possível”. “Veja a Reitoria como uma parceira constante do Imecc”, afirmou o reitor ao professor Francisco Gomes Neto.