FEM inaugura novo
bloco de laboratórios

14/11/2014 - 10:27

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp inaugurou na tarde desta quinta-feira (13) o Bloco N do seu complexo de prédios. O espaço, que conta com 678 metros quadrados de área construída, abriga laboratórios que servirão ao ensino de graduação do curso de Engenharia de Controle e Automação. As obras físicas exigiram investimentos de cerca de R$ 2 milhões, originários do orçamento da Universidade.

De acordo com o diretor da FEM, professor Antonio Carlos Bannwart, embora o Bloco N seja dedicado ao ensino de graduação de Engenharia de Controle e Automação, a Faculdade procurará fomentar uma maior sinergia entre este curso e o de Engenharia Mecânica. “O nosso objetivo é fazer com que o uso dos recursos seja potencializado”, explicou Bannwart.

O diretor da FEM informou que os equipamentos que estão instalados no prédio atualmente ocupado pelos laboratórios do curso de Engenharia de Controle e Automação começarão a ser brevemente transferidos para o novo espaço. “Quando o ano letivo recomeçar, em março, os nossos alunos já farão os seus experimentos aqui. Isso trará um grande ganho ao ensino, pois a qualidade da formação dos estudantes depende de bons laboratórios e boas pesquisas”, considerou.

O reitor José Tadeu Jorge, que participou da inauguração, destacou que a entrega de uma nova obra como a da FEM é sempre um motivo de alegria e comemoração. Ele lembrou que construir na Universidade é uma tarefa muito complexa. “Algumas obras são executadas sem problemas, mas outras enfrentam uma série de entraves. Felizmente, esta teve uma trajetória relativamente tranquila”, comentou, em tom bem-humorado.

Tadeu Jorge também lembrou que a FEM é uma das unidades de ensino e pesquisa da Unicamp que mais se expandiram fisicamente nos últimos anos. “Mas isso não é por acaso. A FEM também é uma das unidades que melhor responderam ao esforço da Unicamp de ampliar o número de vagas no ensino de graduação. É muito gratificante ver que a Faculdade está avançando no sentido de qualificar suas atividades e, com isso, propiciar um ensino ainda melhor aos nossos alunos”.