AFPU forma turma de secretários e
encerra o ano triplicando indicadores

03/12/2014 - 11:52

/
Maurício Calixto, da AFPU

Maurício Calixto, da AFPU

Evento lotou sala do Centro de Convenções

Evento lotou sala do Centro de Convenções

Érica da Silva discursa

Érica da Silva discursa

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), que em 2015 a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) vai ganhar um novo status institucional com sua transformação em Escola de Educação Corporativa (Educorp). “Esse tipo de escola é para todos os funcionários e em todos os níveis. O projeto está pronto e teremos uma nova sede já para o início do próximo ano, quando a AFPU atenderá em novas instalações”, comunicou Tadeu Jorge durante a cerimônia de encerramento do curso de desenvolvimento de habilidades profissionais para secretários, promovido pela AFPU e com o apoio técnico do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O evento reuniu mais de 300 pessoas em uma das salas do Centro de Convenções da Universidade. Além dos formandos, a solenidade foi prestigiada por convidados e interessados nos próximos cursos que estão sendo previstos para outra rodada de atividades da AFPU. Participaram da mesa de abertura do encontro, presidida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge; o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta; os pró-reitores João Frederico Meyer (de Extensão e Assuntos Comunitários - Preac), Teresa Dib Zambon Atvars (de Desenvolvimento Universitário - PRDU), Luiz Alberto Magna (de Graduação - PRG), e o professor João Henrique de Freitas Alves (representante do Senac-Campinas).

O coordenador da AFPU, Maurício Calixto, contou que o projeto de qualificar secretários está sendo estendido para os demais profissionais que também atuam em secretaria e outros cursos. Segundo ele, há 18 meses a AFPU passou a ficar diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, o que conferiu agilidade aos processos e aos cursos em andamento. "Este era um dos temas do programa de gestão do professor Tadeu - a ideia de ampliar a qualificação dos funcionários em todos os níveis funcionais. Somos oito mil funcionários, distribuídos em 25 faculdades e institutos. Outra diretriz da Reitoria era que apoiássemos o processo de internacionalização da Universidade, que deveria levar a um maior apoio nas atividades-fim da instituição."

Em junho de 2013, iniciou um levantamento na AFPU para se inteirar das necessidades de treinamento em cada unidade de ensino e pesquisa. Nesse cenário, além da proposta de melhorar os indicadores, os cursos que mais demandavam público era o de secretários. Com o apoio da Procuradoria Geral (PG) e da Diretoria Geral da Administração (DGA), em dois meses o projeto foi levado a termo.

A AFPU formou 12 turmas de secretários em 18 meses, totalizando 360 alunos que fizeram o curso. Foram dois encontros por semana. Maurício ressaltou que, contando outros cursos ministrados nesse tempo, como coordenador da AFPU, foram 271 turmas e 133.848 horas de treinamento. “Registramos três vezes mais treinamentos até aqui”, garantiu.

Novos cursos estão sendo planejados para o biênio 2015-2016. São eles os cursos de informação ao cidadão, gestão de mídias sociais, redação oficial, gestão de novas técnicas de arquivos digitais, gestão de conflitos e negociação, inglês instrumental e espanhol instrumental. A Educorp atuará em três frentes: apoio a eventos internos e externos; treinamento, capacitação e qualificação de servidores da Carreira Paepe, através do projeto ProPaepe; e oferecimento de cursos de formação complementar, como idiomas, sociedade e cultura, entre outros.

Maurício reconhece que treinar funcionários da Unicamp não é uma tarefa fácil, pelo perfil da clientela e pela sua qualificação. "Por isso vimos que existia a necessidade de identificar parceiros consistentes para esse trabalho. Escolhemos então o Senac pela trajetória sólida de treinamentos”, afirmou.

O professor Alvaro Crósta frisou a excelência dos cursos da AFPU e a excelência dos professores, alunos e funcionários da Unicamp; João Frederico enfatizou a vontade dos funcionários de se qualificarem; Magna ressaltou o relevante papel que a AFPU passou a exercer há pouco mais de um ano; e Teresa Atvars realçou o comprometimento da universidade pública com o público e com a eficiência. João Henrique, do Senac, acentuou os benefícios da parceria com a Unicamp.

A funcionária Kátia Romeu recebeu o certificado do curso, representando outros formandos, e Érica da Silva fez o discurso de encerramento das atividades. “Foram diversos aprendizados, e o curso foi uma boa surpresa, principalmente por aprimorar a nossa visão de equipe”, destacou. As professoras do Senac Sandra Chedi, Carla Aline, Silmara de Campos e Patrícia Marques foram homenageadas pelos funcionários e João Henrique homenageou o reitor da Unicamp.

O professor Tadeu Jorge agradeceu os apoios recebidos pela AFPU, que integra o G4 com o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Qualificou como brilhante o trabalho da AFPU e disse que o crescimento não foi meramente quantitativo, mas também qualitativo. “A AFPU vai avançar muito e os funcionários igualmente, pois eles têm vontade de continuar evoluindo em sua trajetória profissional. Vocês têm o reconhecimento desta Universidade e serão muito úteis a nossa instituição”, encerrou.