Alunos da RMC valem ouro na matemática

Comunicar erro
[X]

Você encontrou algum erro? Seja ele técnico, gramatical e até mesmo de informações, entre em contato e nos comunique.

Alunos da RMC valem ouro na matemática


Seis estudantes receberão medalha na Olimpíada de Escolas Públicas; eles são de quatro cidades

OLIMPÍADA

Alunos da RMC valem ouro na matemática

Seis estudantes receberão medalha na Olimpíada de Escolas Públicas; eles são de quatro cidades

03/12/2014 - 05h00 - Atualizado em 02/12/2014 - 23h23 | Inaê Miranda
inae.miranda@rac.com.br

Foto: Edu Fortes/AAN
André de Almeida Pinto, do Cotuca: dos craques dos números
André de Almeida Pinto, do Cotuca: dos craques dos números

Seis estudantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) conquistaram medalha de ouro na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes serão premiados com medalhas e menções honrosas em cerimônia no Rio de Janeiro com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, em data e local a serem definidos.
 
Esta edição teve a participação de mais de 18 milhões de alunos de todo o Brasil e, desse total, 501 irão receber ouro, 1,5 mil prata e 4,5 mil bronze. Outros 42.043 alunos serão contemplados com menções honrosas.
 
A relação dos estudantes premiados foi divulgada na última sexta-feira (28) e a cerimônia deve acontecer no primeiro semestre de 2015. Os medalhistas de ouro da RMC são André de Almeida Pinto, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), em Campinas; André Gama Tamasco, da Escola Municipal Philomena Salvia Zupardo, em Itatiba; Bruno Vinícius Barros da Silva, da Escola Dr. Franklin Toledo Piza Filho, e Mattheus Peter Maria Arts, da Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti, ambos de Jaguariúna, além do estudante Caique Oliveira Alves da Silva, da Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira, no município de Monte Mor.
 
Colecionador de prêmios
 
Estudante do ensino técnico de eletroeletrônica no Cotuca, André de Almeida Pinto, de 18 anos, é colecionador de medalhas em olimpíadas de matemática. Em três anos, já são pelo menos oito. “Antes participava pouco. Depois que entrei aqui (no Cotuca) passei a participar de quatro a cinco olimpíadas por ano. Fiquei contente porque o máximo que tinha conseguido na Obmep foi prata. Receber ouro é muito bom, principalmente, por se tratar de uma olimpíada mais abrangente, da qual participam alunos do Brasil inteiro e que certifica não só o que eu fiz, mas a escola e os professores que me ajudaram a ganhar”, disse.
 
Para o diretor-geral do Cotuca, Alan César Ikuo Yamamoto, a olimpíada permite um aprofundamento de estudos e é um incentivo a mais para os alunos. “Significa algo desafiador e um estímulo para eles”, disse.
 
Conjunto
 
Esta não é a primeira vez que a escola tem estudante premiado na olimpíada. “Esses resultados vêm de um esforço do próprio aluno, mas também da escola que tem como meta e obrigação alcançar bons resultados. Temos muitos alunos talentosos e entendemos que é uma missão nossa propiciar que esses alunos tenham resultados cada vez melhores”, considerou.
 
A olimpíada tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. “A Obmep está em sua 10ª edição e, ao longo desses anos, foi se consolidando junto ao meio educacional que busca melhorias no ensino da matemática”, afirmou Mônica Souza, coordenadora da olimpíada. Segundo ela, além da das provas, a Obmep produz material didático e criativo que proporciona às escolas novas ferramentas para trabalhar com os alunos.
 
Descoberta da disciplina
 
“Queremos dar uma alternativa de descoberta dessa disciplina nas escolas e acho que isso tem sido alcançado. Vemos em todo o Brasil talentos sendo descobertos e escolas que despertaram para uma nova maneira de ensinar a matemática”, acrescentou.
 
Foram inscritos na Obmep 2014 um total de 18.193.130 alunos de 46.712 escolas, localizadas em 5.533 municípios. A prova da primeira fase, realizada no dia 27 de maio, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas. Já a prova da segunda fase aconteceu no dia 13 de setembro em mais de 9 mil centros de aplicação distribuídos em todos os estados do País.
 
Nesta etapa, foram classificados 907.446 alunos. A prova teve duração de três horas e foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.
Os 6.501 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado em 2015.



Tempo Agora Cinema horoscopo estrada aeroportos transito
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
O melhor e mais completo conteúdo
da RMC está aqui!
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
* NOME:
* SOBRENOME:
* E-MAIL:
TELEFONE:
CIDADE:
* SENHA:
* REPETIR SENHA:

* Campos obrigatórios


É importante que os dados a seguir sejam verdadeiros, pois antes de continuar a leitura
você deverá confirmar o cadastro através de um link que enviaremos no endereço de e-mail
preenchido. Sem essa confirmação você não conseguirá seguir a leitura. Caso tenha conta
no facebook basta clicar "cadastre-se com o facebook"

Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular