Vreri recebeu cinco visitas
internacionais na semana
05/12/2014 - 10:46
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Na semana de 1º a 5 de dezembro, cinco universidades estrangeiras cumpriram agenda na Unicamp com diferentes expectativas, mas em geral buscando parcerias com a instituição, ampliação de acordos e intercâmbio de alunos e docentes. Enviaram representantes à Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) a Southwestern University of Finance and Economics of China, a Technische Universität München (Germany), a Simon Fraser University (SFU), a Swinburne University of Technology (Australia) e o Mount Saint Mary College, Estados Unidos.
Explorar colaborações em pesquisa bem como em programas de graduação e de pós-graduação, além de intercâmbio. Esses objetivos motivaram a vinda da Southwestern University of Finance and Economics of China à Unicamp, na segunda-feira (1o). A delegação chinesa veio com cinco representantes de seu staff, sendo eles os professores Zhang Zongyi, Wang Shi, Ren Yingwei, Liang Ting e Yang Chunxi. Foram recepcionados pelos professores Laura Sterian (responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras), Gustavo Paim (assessor da Vreri), Gao Hongyan (Instituto Confúcio), Ana Rosa Ribeiro (Instituto de Economia-IE), Bruno Conti (Instituto de Economia-IE) e Walter Belik (Instituto de Economia-IE).
Também na segunda-feira (1o), a Technische Universität München (Germany) enviou como seus representantes os dirigentes Michael Klimke e Sören Artur Metz. Vieram para discutir colaborações com a Unicamp e potenciais parcerias futuras. Os dois dirigentes se encontraram com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Raquel Meneguello; e com os professores Carlos Kenichi Suzuki (Vreri), José Maria Campos dos Santos (FEM), Niederauer Mastelari (FEM), Eugenio Jose Zoqui (FEM).
No dia seguinte (2), foi a vez da delegação da Simon Fraser University (SFU), Canada, formada pelos dirigentes Sarah Dench, Mary-Ellen Kelm, Peter Ruben e Carl Lowenberger. Os professores estrangeiros foram recebidos na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo assessor da Vreri Carlos Kenichi Suzuki. A comitiva fez uma apresentação para estudantes e à tarde se reuniu com os professores Suzuki e Eleonora Cavalcante Albano (assessora da Vreri), além de representantes do Instituto de Biologia (IB) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As demandas foram variadas. Entre elas, o grupo veio com o propósito de aumentar a visibilidade da SFU para o recrutamento de alto nível de estudantes brasileiros nos programas de pós-graduação; aumento de colaborações entre a SFU e instituições brasileiras, particularmente a Unicamp; e reforçar as relações já existentes com a Unicamp e a Fiocruz.
Na terça-feira (2), Justine Morris e Athena Bangara vieram representar a Swinburne University of Technology, Australia, em encontro realizado na Unicamp. Receberam as boas-vindas do professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. A ideia foi discutir detalhes sobre a realização de um workshop conjunto promovido pela Swinburne University of Technology e pela Unicamp, que deve acontecer em 2015.
Já Emily Marmo, diretor do programa internacional do Mount Saint Mary College, Estados Unidos, e Aldo Brunhara, diretor de relações internacionais da International Business School of São Paulo, buscaram a Unicamp na quarta-feira (3) com vistas a ampliar a parceria entre Mount Saint Mary College e a Universidade de Campinas. Conversaram com a professora Eleonora Cavalcante Albano, assessor da Vreri. Na semana anterior, também ocorreram cinco visitas na Vreri.