Vreri recebeu cinco visitas
internacionais na semana

05/12/2014 - 10:46

/
Swinburne University of Technology, Australia

Swinburne University of Technology, Australia

Simon Fraser University (SFU), Canada

Simon Fraser University (SFU), Canada

Integrantes da comitiva chinesa

Integrantes da comitiva chinesa

Mount Saint Mary College, Estados Unidos

Mount Saint Mary College, Estados Unidos

Universidade alemã

Universidade alemã

Na semana de 1º a 5 de dezembro, cinco universidades estrangeiras cumpriram agenda na Unicamp com diferentes expectativas, mas em geral  buscando parcerias com a instituição, ampliação de acordos e intercâmbio de alunos e docentes. Enviaram representantes à Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) a Southwestern University of Finance and Economics of China, a Technische Universität München (Germany), a Simon Fraser University (SFU), a Swinburne University of Technology (Australia) e o Mount Saint Mary College, Estados Unidos.

Explorar colaborações em pesquisa bem como em programas de graduação e de pós-graduação, além de intercâmbio. Esses objetivos motivaram a vinda da Southwestern University of Finance and Economics of China à Unicamp, na segunda-feira (1o). A delegação chinesa veio com cinco representantes de seu staff, sendo eles os professores Zhang Zongyi, Wang Shi, Ren Yingwei, Liang Ting e Yang Chunxi. Foram recepcionados pelos professores Laura Sterian (responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras), Gustavo Paim (assessor da Vreri), Gao Hongyan (Instituto Confúcio), Ana Rosa Ribeiro (Instituto de Economia-IE), Bruno Conti (Instituto de Economia-IE) e Walter Belik (Instituto de Economia-IE).

Também na segunda-feira (1o), a Technische Universität München (Germany) enviou como seus representantes os dirigentes Michael Klimke e Sören Artur Metz. Vieram para discutir colaborações com a Unicamp e potenciais parcerias futuras. Os dois dirigentes se encontraram com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Raquel Meneguello; e com os professores Carlos Kenichi Suzuki (Vreri), José Maria Campos dos Santos (FEM), Niederauer Mastelari (FEM), Eugenio Jose Zoqui (FEM).

No dia seguinte (2), foi a vez da delegação da Simon Fraser University (SFU), Canada, formada pelos dirigentes Sarah Dench, Mary-Ellen Kelm, Peter Ruben e Carl Lowenberger. Os professores estrangeiros foram recebidos na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo assessor da Vreri Carlos Kenichi Suzuki. A comitiva fez uma apresentação para estudantes e à tarde se reuniu com os professores Suzuki e Eleonora Cavalcante Albano (assessora da Vreri), além de representantes do Instituto de Biologia (IB) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As demandas foram variadas. Entre elas, o grupo veio com o propósito de aumentar a visibilidade da SFU para o recrutamento de alto nível de estudantes brasileiros nos programas de pós-graduação; aumento de colaborações entre a SFU e instituições brasileiras, particularmente a Unicamp; e reforçar as relações já existentes com a Unicamp e a Fiocruz.

Na terça-feira (2), Justine Morris e Athena Bangara vieram representar a Swinburne University of Technology, Australia, em encontro realizado na Unicamp. Receberam as boas-vindas do professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri. A ideia foi discutir detalhes sobre a realização de um workshop conjunto promovido pela Swinburne University of Technology e pela Unicamp, que deve acontecer em 2015.

Já Emily Marmo, diretor do programa internacional do Mount Saint Mary College, Estados Unidos, e Aldo Brunhara, diretor de relações internacionais da International Business School of São Paulo, buscaram a Unicamp na quarta-feira (3) com vistas a ampliar a parceria entre Mount Saint Mary College e a Universidade de Campinas. Conversaram com a professora Eleonora Cavalcante Albano, assessor da Vreri. Na semana anterior, também ocorreram cinco visitas na Vreri.