Novos integrantes das
Cipas tomam posse

09/12/2014 - 12:53

/
Presidentes da Cipa

Presidentes da Cipa

Autoridades na posse dos novos integrantes

Autoridades na posse dos novos integrantes

O chefe de gabinete, Paulo César Montagner

O chefe de gabinete, Paulo César Montagner

Público assiste cerimônia de posse

Público assiste cerimônia de posse

Os 205 novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Universidade para a gestão 2014-2015 tomaram posse nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções da Unicamp. Também foram empossados os novos presidentes: Rosângela Maria Galante Martinago, da Cipa Central; Rosana Ribeiro, da Cipa Limeira, Márcio Luiz Simplício, da Cipa Funcamp; e Mauro Augusto Dias, da Cipa Piracicaba. 

Além dos novos presidentes, compuseram a mesa da cerimônia de posse, Paulo César Montagner, chefe de gabinete da reitoria; José Reinaldo Braga, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU); Ana Lúcia de Souza Cruz, gerente de recursos humanos da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp); professor Augusto César da Silveira, diretor administrativo do Colégio Técnico de Limeira; Maria Aparecida de Souza, responsável pela Coordenadoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp. 

Os presidentes eleitos agradeceram o trabalho desempenhado pelos integrantes da Cipa e deram boas-vindas aos novos membros. Rosângela Galante, que dá continuidade ao papel desempenhado como presidente da Cipa Central, lembrou-se do desafio de dirigir a comissão. Citou alguns instrumentos criados na última gestão, como a elaboração do site, do boletim e a pesquisa dos cipeiros, que indicam ações de prevenção e de segurança. Márcio Luiz, da Funcamp, ressaltou o trabalho realizado em parceria com os Ambulatórios Médicos (AMEs). 

Para o professor Paulo César Montagner, que deu a posse aos novos membros, a Cipa é um órgão com autonomia para apontar aos dirigentes da Universidade quais são os mapas de risco e quais as possibilidades de melhoria. O chefe de gabinete enfatizou que “as ações da Cipa, no que diz respeito ao treinamento de pessoas, aos diagnósticos precisos e, sobretudo, às propostas elaboradas para antecipar problemas, possibilitam a construção de uma universidade segura, onde se possa trabalhar dentro daquilo que é regimental e institucionalmente definido como adequado às profissões." Montagner ressaltou ainda a importância da conclusão definitiva do processo de integração, não só intercampi (Piracicaba, Limeira e Campinas), mas também com a Funcamp, por ter funcionários que atuam decisoriamente em áreas estratégicas da Unicamp. 

O assessor da CGU, José Braga, que já foi cipeiro, lembrou a apresentação do programa Campus Tranquilo, que é fundamentado em três eixos – informação, convívio e prevenção. “No eixo prevenção, a Cipa tem um papel extraordinário na construção das ações. São várias as ações previstas e, dentre elas, muitas devem se desenvolver de forma articulada com a comunidade”, disse. Braga lembrou ainda de outras atuações da Cipa, como a realizada na Semana do Meio Ambiente. “A Cipa tem um papel determinante para a construção da sustentabilidade. É o ator estratégico na construção de uma universidade mais democrática e ambientalmente sustentável”, concluiu.

A Cipa Unicamp é composta por 205 membros eleitos e indicados, com mandato de 1 ano. Veja a lista dos cipeiros.