Novos integrantes das
Cipas tomam posse
09/12/2014 - 12:53
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Os 205 novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Universidade para a gestão 2014-2015 tomaram posse nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções da Unicamp. Também foram empossados os novos presidentes: Rosângela Maria Galante Martinago, da Cipa Central; Rosana Ribeiro, da Cipa Limeira, Márcio Luiz Simplício, da Cipa Funcamp; e Mauro Augusto Dias, da Cipa Piracicaba.
Além dos novos presidentes, compuseram a mesa da cerimônia de posse, Paulo César Montagner, chefe de gabinete da reitoria; José Reinaldo Braga, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU); Ana Lúcia de Souza Cruz, gerente de recursos humanos da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp); professor Augusto César da Silveira, diretor administrativo do Colégio Técnico de Limeira; Maria Aparecida de Souza, responsável pela Coordenadoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp.
Os presidentes eleitos agradeceram o trabalho desempenhado pelos integrantes da Cipa e deram boas-vindas aos novos membros. Rosângela Galante, que dá continuidade ao papel desempenhado como presidente da Cipa Central, lembrou-se do desafio de dirigir a comissão. Citou alguns instrumentos criados na última gestão, como a elaboração do site, do boletim e a pesquisa dos cipeiros, que indicam ações de prevenção e de segurança. Márcio Luiz, da Funcamp, ressaltou o trabalho realizado em parceria com os Ambulatórios Médicos (AMEs).
Para o professor Paulo César Montagner, que deu a posse aos novos membros, a Cipa é um órgão com autonomia para apontar aos dirigentes da Universidade quais são os mapas de risco e quais as possibilidades de melhoria. O chefe de gabinete enfatizou que “as ações da Cipa, no que diz respeito ao treinamento de pessoas, aos diagnósticos precisos e, sobretudo, às propostas elaboradas para antecipar problemas, possibilitam a construção de uma universidade segura, onde se possa trabalhar dentro daquilo que é regimental e institucionalmente definido como adequado às profissões." Montagner ressaltou ainda a importância da conclusão definitiva do processo de integração, não só intercampi (Piracicaba, Limeira e Campinas), mas também com a Funcamp, por ter funcionários que atuam decisoriamente em áreas estratégicas da Unicamp.
O assessor da CGU, José Braga, que já foi cipeiro, lembrou a apresentação do programa Campus Tranquilo, que é fundamentado em três eixos – informação, convívio e prevenção. “No eixo prevenção, a Cipa tem um papel extraordinário na construção das ações. São várias as ações previstas e, dentre elas, muitas devem se desenvolver de forma articulada com a comunidade”, disse. Braga lembrou ainda de outras atuações da Cipa, como a realizada na Semana do Meio Ambiente. “A Cipa tem um papel determinante para a construção da sustentabilidade. É o ator estratégico na construção de uma universidade mais democrática e ambientalmente sustentável”, concluiu.
A Cipa Unicamp é composta por 205 membros eleitos e indicados, com mandato de 1 ano. Veja a lista dos cipeiros.