Brasileiro a ganhar prêmio mais importante
da Matemática faz palestra na Unicamp
11/12/2014 - 10:46
- Text:
- Images:
- Images Editor:

A conquista da Medalha Fields, o mais importante prêmio internacional de Matemática, pelo brasileiro Artur Ávila foi resultado de décadas de trabalho no desenvolvimento de excelência em algumas linhas de pesquisa, principalmente dentro do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), disse Ávila ao Portal Unicamp. Ele esteve na universidade nesta quarta-feira, 11, onde deu uma palestra e conversou com professores e estudantes como parte do evento Unicamp Fronteiras, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).
“No Impa temos um trabalho que nada fica a dever aos grandes centros, mesmo sem termos as vantagens históricas desses centros”, disse ele. “Uma característica da Matemática é que ela depende muito de recursos humanos, não demanda grandes gastos em laboratórios ou equipamentos, e o Impa vem fazendo esse trabalho, de desenvolver pesquisadores, há algumas gerações." Ele lembra que entre o doutoramento de seu orientador, Wellington Celso de Melo, e o seu – ambos realizados no Impa – passaram-se quase 30 anos.
“Há anos temos reconhecimento internacional”, complementou. “Numa situação como essa, surgem naturalmente nomes brasileiros sendo considerados para a Medalha Fields." Esse prêmio é concedido pela União Internacional de Matemática a pesquisadores com menos de 40 anos. A medalha de Ávila constitui o reconhecimento internacional mais importante já concedido a um cientista brasileiro.
Olimpíadas
Se a Matemática é uma área que depende da captação de talentos, como fazer isso num país como o Brasil, onde o ensino da disciplina, nos níveis fundamental e médio, ainda é tão problemático? “Uma maneira é identificar pessoas que se destacam em Olimpíadas de Matemática”, disse Ávila. “Foi o que aconteceu comigo, e é algo que funciona muito bem em muitos países."
Ele disse que, além de uma penetração cada vez maior em escolas públicas e privadas, as Olimpíadas têm a vantagem de apresentar aos estudantes uma matemática mais divertida e criativa. “Da forma como é muitas vezes ensinada, por meio de memorização e aplicação mecânica de fórmulas, a matemática não vai atrair ninguém.”
O pesquisador aponta ainda a importância da atenção dos professores ao talento matemático dos alunos. Esse foi o caso do sergipano Carlos Mateus, o mais jovem doutor formado pelo Impa, que recebeu o título aos 19 anos, em 2004.
“E as pessoas nem precisam começar assim tão cedo”, disse Ávila. “Às vezes, durante uma graduação, um professor pode notar a aptidão do aluno e indicá-lo para um curso de verão no Impa."