Unicamp firma convênio
com DataSenado

15/12/2014 - 08:19

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, e o diretor-geral do Senado, Luís Fernando Bandeira

A Unicamp firmou, na última semana, convênio com o instituto de pesquisas de opinião pública do Senado Federal, o DataSenado, que permitirá que os resultados do órgão passem a integrar a base de dados do Centro de Estudos de Opinião Publica (Cesop) da Universidade. Além do intercâmbio de dados, o convênio permitirá a cooperação técnica entre as duas instituições. 

Em seu discurso durante a assinatura do convênio, o reitor José Tadeu Jorge lembrou que a Unicamp inovou, a partir dos anos 80 e início dos anos 90, criando uma série de centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa, entre os quais se inclui o Cesop. 

“Certamente, vamos intensificar as pesquisas com os profissionais daqui”, disse o reitor, referindo-se à equipe do DataSenado. “Vamos produzir eventos que possam aprofundar a discussão sobre temas cruciais para o país. E tudo isso a partir das bases de dados que formamos ao longo desses anos todos, até pela confiança que muitas instituições depositam na Unicamp."

O Centro de Estudos de Opinião Publica reúne pesquisas por amostragem cedidas por pesquisadores e empresas de pesquisas de opinião, e dá acesso público e gratuito às bases de dados e documentos de pesquisa. Algumas das empresas de pesquisa e instituições que cedem seus dados ao Banco de Dados do Cesop são: Ibope, Instituto Datafolha, Criterium, Fundação Perseu Abramo e CNI, entre outras. O Cesop publica ainda, desde 1993, a revista Opinião Pública.

O diretor-geral do Senado, Luís Fernando Bandeira, que participou da assinatura do convênio, afirmou que a parceria com a Unicamp marca também o reconhecimento da qualidade e da importância do trabalho do DataSenado. “As pesquisas do DataSenado trazem para o Parlamento a voz do cidadão, registrando suas posições sobre temas relevantes, além das expectativas e até das queixas dos brasileiros”, disse.

O DataSenado foi criado em 2004. Nesses dez anos, realizou 240 pesquisas, entre levantamentos nacionais, pesquisas internas e enquetes. Os levantamentos trataram sobre temas em debate no Parlamento e de relevância econômica e social, como violência e impunidade, defesa do consumidor, opinião publica e imprensa, fim da CPMF, transparência de dados públicos e Lei de Acesso a Informação (LAI), Copa do Mundo, financiamento de campanhas eleitorais, mulheres na política e guarda compartilhada. Em séries históricas, o DataSenado acompanha, desde 2005, o problema da violência doméstica e familiar, e desde 2008, pesquisa a avaliação da população sobre o Congresso, em ciclos semestrais.

Fundado em 1992, o Cesop está estruturado sobre composição tripartite inter-universitária e empresarial: Unicamp, universidades e centros científicos e empresas de pesquisa - e tem como objetos a recuperação, organização e disponibilização para o pesquisador trabalhos realizados por empresas e instituições científicas nas áreas predominantes de opinião sobre política, sociedade, temas culturais, comportamento geral, além de dados socioeconômicos em educação.

Desde 1993 publica a Revista Opinião Pública, única publicação na área especializada em comportamento político e social no país e na América Latina, que apresenta artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros e divulga dados dos Bancos de Dados nacionais e internacionais conveniados.