Unicamp perde o docente Maurício
Prates de Campos Filho
05/01/2015 - 14:51
- Text:Da redação
O docente aposentado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, Maurício Prates de Campos Filho, faleceu no último dia 25 de dezembro em Juiz de Fora, Minas Gerais. Maurício Prates, que residia em Itamonte (MG), foi diretor entre 1978 e 1982 da Faculdade de Engenharia de Campinas, cujos departamentos de Engernharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química deram origem, respectivamente, à FEEC, FEM e FEC. Prates é um expoente reconhecido na implantação da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Iniciou sua carreira no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, onde se graduou em 1962 e lecionou e pesquisou por 10 anos. Com Doutorado em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Universidad Nacional Del Sur (Argentina), em 1972 Prof. Prates atendeu ao convite do Prof. Zeferino Vaz para implantar na UNICAMP a área de pesquisas em Materiais na Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC).
Na Unicamp, além de atuar no ensino de Engenharia e de criar e sedimentar diversos grupos de pesquisa reconhecidos internacionalmente na área de Materiais, formando dezenas de mestres e de doutores,Prates participou, liderou ou catalisou diversas iniciativas pioneiras voltadas para a inovação tecnológica.
Comentários
Prof Maurício Prates
Faltou dizer que nas eleições para a Reitoria realizadas em 1981, que acabaram por desembocar na crise daquele ano e dos primeiros quatro meses do ano seguinte, Maurício Prates foi o candidato mais votado pela comunidade dentre aqueles que realmente buscavam a Reitoria. Ficou atrás apenas de Paulo Freire, recém-contratado, que era um candidato simbólico. Seu papel na crise também foi importantíssimo.