A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) começou a aplicar neste domingo, dia 11, as provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2015. No primeiro dia, os candidatos tiveram que responder a seis questões dissertativas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e elaborar dois textos de Redação - que pela primeira vez na história do vestibular da Unicamp está sendo aplicada na segunda etapa do processo. Os textos solicitados foram uma síntese sobre o tema humanização no atendimento à saúde e uma carta-convite para uma comunidade escolar. O coordenador acadêmico da Comvest, Petrilson Pinheiro, ressaltou que é um diferencial do Vestibular Unicamp trabalhar com gêneros textuais. “Foram duas propostas bem distintas uma da outra, já que a carta tem caráter argumentativo, diferente da síntese, em que os candidatos deveriam ser capazes de selecionar a ideia relevante de cada excerto”, explicou.
As provas foram realizadas em 18 cidades, por 13.745 candidatos, e de acordo com o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, transcorreram de forma tranquila. A Comissão registrou uma abstenção de 11%, inferior àquelas registradas nos anos anteriores: 11,3% em 2014 e 12,2% em 2013. Dos 15.444 aprovados para a segunda fase, 1.699 não compareceram no primeiro dia da segunda etapa. Em Campinas, a abstenção foi de 9,3% e em São Paulo, 11,5%. O coordenador de pesquisa da Comvest, Jayme Vaz, destacou que apesar de historicamente maior que na primeira fase, a abstenção na segunda etapa tem apresentado tendência de queda nos últimos anos. “Este ano, a queda foi puxada principalmente pela região de Campinas, que caiu de 10,2% para 9,6% de ausentes”, afirmou. Ele chamou a atenção para a iniciativa acertada da Comvest de começar a aplicar a prova em Mogi das Cruzes, cidade com o menor índice de abstenção este ano (6,7%) no primeiro dia da segunda fase. “Além de desafogar um pouco a cidade de São Paulo, a abstenção baixa demonstra grande interesse da população do município na Unicamp”, disse Vaz.
Nesta segunda-feira, 12 de janeiro, os candidatos fazem as provas de Matemática, História e Geografia. Na terça-feira é a vez das provas de Física, Química e Biologia. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na página da Comvest a partir de quarta-feira (14/1). Os candidatos concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. Este ano, a Comvest registrou um número recorde de inscritos no Vestibular Unicamp 2015: 77.146 candidatos.
Provas da segunda fase: dia 11
Próximas datas
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015. A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.