Unicamp e Algarve submeterão mestrado
a ser financiado pela União Europeia

12/01/2015 - 14:25

As docentes de Portugal e o professor da Unicamp

A Unicamp recebeu na manhã de segunda-feira (12) a visita das docentes Nélia Amado e Susana Carreira, ambas do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, de Portugal. Elas discutiram com João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor e docente do Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação (IMECC), a implementação de um mestrado transdisciplinar na área de modelagem matemática. O projeto será submetido ao financiamento da União Europeia por meio do programa Eramus Mundus. 

“O objetivo deste mestrado será o de proporcionar aprendizado para pesquisadores de todo o mundo e também para os docentes das universidades envolvidas no projeto. A modelagem matemática poderia ser trabalhada, por exemplo, em áreas como saúde pública, geologia, química, meio ambiente, oceanografia, entre outras. Seria uma oportunidade tanto para pesquisadores quanto para docentes”, explicou o professor da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. 

Conforme a docente Nélia Amado a proposta de financiamento da União Europeia exige uma rede com, no mínimo, três universidades europeias. “Portanto, este projeto contará com a participação, além da Universidade de Algarve, da Universidade de Barcelona, da Universidade de Gotemburgo e da Universidade de Roskilde. Essas universidades europeias vão conferir o diploma ao aluno. E a coordenação do projeto será da Universidade de Algarve”, revela. Unicamp e Algarve já possuem convênios de cooperação em diversas áreas.