Vestibular contempla temas atuais
12/01/2015 - 19:48
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Temas da atualidade, como o uso da água dos aquíferos e as ocupações urbanas, foram contemplados no segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2015. O exame foi aplicado nesta segunda-feira (12) em 18 cidades brasileiras. Os vestibulandos tiveram quatro horas para responder a 18 questões, sendo seis de cada disciplina: Matemática, Geografia e História. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o exame transcorreu com tranquilidade. O índice de abstenção cresceu levemente em relação ao primeiro dia, passando de 11% para 11,8%, comportamento considerado dentro da normalidade pela Comvest.
De acordo com os membros da Comissão, as provas do segundo dia da segunda fase mostraram-se equilibradas. De maneira geral, o estudante que se preparou e que costuma acompanhar o noticiário dos jornais não enfrentou dificuldades para responder às perguntas, como observou Petrilson Pinheiro, coordenador acadêmico da Comvest. Questionado sobre os resultados das mudanças introduzidas no Vestibular de 2015, como a realização da redação na segunda fase, o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, disse que prefere esperar pelo último dia do exame, nesta terça-feira, para fazer uma avaliação mais precisa. Ele comentou, porém, que tanto pais quanto estudantes têm elogiado as alterações.
O último dia de provas do Vestibular 2015 terá questões de Física, Química e Biologia. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na página da Comvest a partir de quarta-feira (14/1). As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015.
A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Em 2015, os candidatos concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. Este ano, a Comvest registrou um número recorde de inscritos no Vestibular: 77.146 candidatos.
CircoNo primeiro dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2015, uma das questões da prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa foi baseada em matéria publicada sem setembro de 2014 pelo Jornal da Unicamp. O texto, assinado pela jornalista Patrícia Lauretti, tinha como título “Tem diploma no circo”. A matéria tratava da transformação em curso nesse tipo de arte, que vem deixando de ser itinerante e hereditária.