À espera dos resultados
13/01/2015 - 19:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O Vestibular Unicamp 2015 foi encerrado nesta terça-feira (13) com as provas de Física, Ciências Biológicas e Química. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o certame foi concluído em clima de tranquilidade. O processo seletivo foi encerrado com um índice total de abstenção de 12,3%, abaixo do verificado no ano anterior, que foi de 13%. A cidade que apresentou o menor número de ausências foi Mogi das Cruzes (8,2%), que recebeu a prova pela primeira vez. “Penso que cumprimos o objetivo de propor conteúdos que pudessem selecionar os melhores alunos para a Universidade. Agora vamos esperar os resultados e dar início às chamadas”, afirmou o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira.
De acordo com ele, o único contratempo registrado na segunda fase do Vestibular ocorreu em um local de prova de São Paulo, que ficou sem energia elétrica entre a tarde de ontem e a de hoje por causa do temporal que atingiu a cidade. O problema não impediu que o exame fosse aplicado, dado que os candidatos foram transferidos para salas com maior luminosidade, no mesmo edifício. “O maior inconveniente foi a falta de ar-condicionado, o que causou certo desconforto aos candidatos”, informou Oliveira.
As provas desta terça-feira, conforme Fosca Leite, coordenadora adjunta da Comvest, foram bem distribuídas em seus temas. A de Ciências Biológicas, por exemplo, citou em uma de suas questões o surto de Ebola na África Ocidental para perguntar aos vestibulandos como é a estrutura de um vírus e quais são as formas de transmissão dos micro-organismos causadores do Ebola e da gripe. Na prova de Química, uma questão abordou os processos de dessalinização da água do mar para aferir o conhecimento dos candidatos sobre a disciplina.
Quanto às mudanças introduzidas no Vestibular 2015, como a realização da redação na segunda fase e da prova de Inglês na primeira, o coordenador executivo da Comvest considerou que elas foram positivas. Segundo ele, além de otimizar o processo de correção das provas, as alterações também deram mais tempo para os vestibulandos realizarem a redação. “Tudo isso sem que a qualidade do Vestibular fosse afetada”, enfatizou Oliveira.
O coordenador executivo da Comvest adiantou que a Comissão está reivindicando à Reitoria a construção de um espaço próprio, no qual as provas do Vestibular possam ser corrigidas. “Como o trabalho envolve um grande número de corretores, precisamos de um lugar que possa oferecer condições adequadas e maior conforto para essas pessoas”, justificou. O pedido já está sendo analisado pela Universidade.
A partir desta quarta-feira (14), a Comvest divulgará em sua página eletrônica as respostas esperadas das provas da segunda fase. Já as provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015. A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.
A segunda chamara será feita no dia 6 de fevereiro. As matrículas referentes a esta e demais chamadas terão que ser feitas presencialmente. A Unicamp prevê a realização de até dez chamadas. Em 2015, os vestibulandos concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação. Este ano, a Comvest registrou um número recorde de inscritos no Vestibular: 77.146 candidatos.