Unicamp perde o
professor Martín Aznar
21/01/2015 - 09:12
- Text:Da redação
- Images:Talita Matias
Faleceu no final da tarde de terça-feira, dia 20, o professor Martín Aznar, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. O corpo do professor Martín está sendo velado no Cemitério Aléiase o sepultamento será às 13h30 desta quarta (21). "O professor Martín Aznar vinha há meses lutando contra um grave câncer. É inestimável a perda que sofremos neste momento e a FEQ-Unicamp está de luto. Sua contribuição à Engenharia Química e também como colega de trabalho e ser humano jamais será esquecida", escreveu Marisa Beppu, atual diretora da FEQ.
Aznar nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1966. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidad Nacional de Ingeniería (Nicarágua) em 1988. Mestre em Engenharia Química (COPPE/UFRJ, 1991) e doutor em Engenharia Química (Coppe/UFRJ, 1996), ingressou na Unicamp em 1997, como professor no Departamento de Processos Químicos da Faculdade de Engenharia Química. Foi coordenador de Extensão e de Pós-graduação da FEQ. Ocupou ainda a diretoria associada da mesma unidade entre 2006 e 2010. Pesquisador na área de termodinâmica do equilíbrio de fases, publicou vários artigos em revistas internacionais indexadas.
Mais sobre Martín Aznar no Jornal da Unicamp:
Software identifica solvente mais adequado
Comentários
Lamentável. Uma pessoa muito
Lamentável. Uma pessoa muito querida, sempre tão generoso...
Lamento muito.
Lamento muito.
Sem dúvida é uma grande perda
Sem dúvida é uma grande perda. Sempre muito educado e atencioso Martin fará muito falta.
Inestimável perda, primeiro
Inestimável perda, primeiro para a FEQ, e depois para a Unicamp, tão grande pessoa ele foi, descanse em paz.
Perdas e ganhos
Faço doutorado na engenharia mecânica e fui aluno na disciplina de equilíbrio de fases ministrada por ele com tanta paixão. Caindo de para-quedas na engenharia química pela primeira vez na vida, as aulas dele descortinaram um mundo completamente novo, injetando aquela adrenalina que o conhecimento e os novos sentidos do mundo causam. Fiquei sabendo hoje do que aconteceu. A impressão que sinto é que o acontecimento é mais do que uma notícia triste ou trágica, não importa a gradação, ele está para uma descontinuidade. É fruto quando os mestres e as referências se vão, fica um vazio compartilhado no mesmo espaço do conhecimento que ele semeou. Meu profundo obrigado, Professor.