Unicamp perde
Fausto Castilho

03/02/2015 - 08:28

O professor Fausto Castilho em setembro de 2012

O filósofo Fausto Castilho, professor emérito da Unicamp, faleceu na manhã desta terça-feira (3) no Centro Médico de Campinas. Fausto Castilho foi professor do IFCH e um dos maiores conhecedores da obra de Martin Heidegger (1889-1976). O corpo será velado, das 14h30 às 17h30, no saguão da biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na cidade universitária, em Barão Geraldo, Campinas. Logo após, será transladado para o Cemitério do Araçá, no bairro Cerqueira Cesar, em São Paulo, sendo velado a partir das 20h00. O sepultamento ocorrerá às 11 horas do dia 4.

Recentemente, Fausto Castilho doou à Universidade o seu rico acervo bibliográfico estimado em 10 mil volumes. A reitoria da Unicamp emitiu nota de pesar, se solidarizando com os familiares e amigos e destacando a importância do filósofo para o meio acadêmico e, em especial, para a Unicamp. 

"Sentimos profundamente a perda do professor Fausto Castilho, cuja dimensão e importância para a Unicamp transcendem o notável intelectual e educador admirável. O professor Fausto teve também papel fundamental na construção das Ciências Humanas da Unicamp, o que aumenta significativamente a dimensão desta perda", lamentou o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta.

Licenciado em filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França), Fausto Castilho foi um dos fundadores do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH) da Unicamp. Ele dirigiu as coleções multilíngues de filosofia e estudos de filosofia moderna e contemporânea da editora da Unicamp. Foi tradutor, entre outros, de Ser e Tempo(Heidegger), do Manual dos cursos de Lógica Geral (Kant), além de ter escrito as obras: O conceito de universidade no projeto da Unicamp; Considerações em torno do contencioso; e As determinantes da Longa Duração e sua conversação: o impasse.

"O professor Fausto Castilho tem um papel histórico essencial para a Unicamp. Esteve nos primórdios de nossa Universidade, foi um dos criadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Vinculou-se de modo orgânico ao IFCH, ao qual permaneceu fortemente ligado mesmo depois de sua aposentadoria. O último grande ato de generosidade para conosco foi a doação de sua notável biblioteca, que estará disponível em breve. Além disso, foi um intelectual do mais alto nível, de projeção nacional e internacional. Sua tradução de Heidegger, seus trabalhos sobre Sartre, Descartes, são referências definitivas.Dessa grande perda temos apenas um consolo: o de saber que Fausto Castilho teve uma bela vida, consagrada à reflexão, à crítica, à inteligência", escreveu, por e-mail, o diretor do IFCH, Jorge Coli.  

Fausto Castilho traduziu, pela Editora da Unicamp, a primeira edição bilíngue (alemão-português) de Sein und Zeit (Ser e Tempo), considerada a obra mais importante de Martin Heidegger, para muitos o principal filósofo do século 20. O filósofo da Unicamp havia frequentado o curso de Heidegger na Universidade de Friburgo. Castilho integrou a comissão de planejamento de implantação do campus da Unicamp no final dos anos 1960. Parte desta experiência está no livro O conceito de universidade no projeto da Unicamp, que oferece uma reflexão ampla e instigante sobre os diversos aspectos da universidade no Brasil.

Castilho com o reitor Tadeu Jorge, em 2014, durante doação do acervo à Unicamp

Leia as matérias sobre Fausto Castilho publicadas pelo Jornal da Unicamp:
Fausto Castilho traduz ‘Ser e Tempo’, obra maior de Heidegger
Fausto Castilho e a gênese da Unicamp
Livro da semana

Comentários

Tive o prazer de ter tido contato pessoal com o Prof. Fausto Castilho intermediando a doação de sua Biblioteca para a Unicamp. Uma pessoa objetiva, com comentários e histórias empolgantes sobre a formação do acervo doado que se misturava com a história da Unicamp e sua trajetória acadêmica na Europa.
Luiz Vicentini
Coordenador SBU
2001-maio 2014

Email: 
vicentin@unicamp.br

Como enorme pesar recebi essa manhã a notícia do falecimento do Prof. Fausto Castilho. Homem exemplar, um dos fundadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Fausto dedicou a sua vida à Universidade brasileira, em especial à Unicamp e ao IFCH. Estou profundamente consternada, perdemos um homem extremamente comprometido com o desenvolvimento e consolidação dos estudos filosóficos no Brasil, um professor dedicado, tradutor de obras seminais, um pensador. É uma grande perda, mas, felizmente, ele nos deixou muitas coisas, nos deixou os seus escritos, as suas traduções, as suas palavras e toda a sua biblioteca, construída ao longo de sua vida e cuja casa, pela generosidade de Fausto, é agora a Biblioteca Central da nossa Unicamp, Universidade que ele ajudou a construir

Yara Frateschi
Chefe do Departamento de Filosofia.
IFCH, Unicamp

Email: 
yfrateschi@gmail.com

Conheci o professor Fausto numa ANPOF. Tive a oportunidade de conviver brevemente com seu entusiasmo pela filosofia, pelo ensino e pela educação da juventude. Sua simplicidade, simpatia e humildade eram cativantes. Seu trabalho, seu legado, seus ex-alunos mostram envergadura do grande educador. Sem dúvida, uma grande perda. Não só para Campinas, mas para nós todos da comunidade filosófica brasileira. Meus respeitos à família, a Campinas, e a minha homenagem ao velho mestre de São Geraldo. Vai fazer falta!

Email: 
juan.bonaccini@ufpe.br

Mesmo de tão longe (Nordeste) recebi o Prof. Dr. Fausto Castilho como um grande referencial humano, intelectual e docente. Por exemplo, sua grandiosa tradução de Sein und Zeit me permitiu produzir com segurança e agilidade, portanto, sou para sempre grato. Sonhava em conhecê-lo pessoalmente por esses dias, na Unicamp. Agora, só num amanhã, na terra de Sophia, terra dadivosa do Saber.

Email: 
welliamancio@hotmail.com

Sempre serei grato ao Prof. Dr. Fausto Castilho por seu rigor e competência na orientação de minha dissertação de Mestrado em Filosofia Política na Unicamp. Tive o prazer também de assistir suas aulas sobre Heidegger: com o manuscrito de sua tradução de Ser e Tempo em mãos, ele nos ensinava. Obrigado, Prof. Fausto.

Email: 
isaarsoares@hotmail.com

Quando fiz o meu Doutorado na Unicamp, tive oportunidade de frequentar em 2003 o curso do professor Fausto Castilho. Ele lia sua tradução rigorosa de 'Ser e Tempo' que hoje foi publicada pela Unicamp. Um homem generoso, sorriso largo e que sentia prazer em compartilhar suas histórias, sua vida e seu trabalho. Sinceros sentimentos aos familiares e a toda comunidade da Unicamp.
Obrigado Fausto!

Anastacio B Araujo Jr
Professor de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Pernambuco

Email: 
abaraujojr@gmail.com

Dentre as muitas realizações do professor Fausto, não podemos esquecer o seu empenho na criação do curso de graduação em Filosofia da Unicamp, de cuja primeira turma eu fiz parte. De todos os mestres que então tivemos, o professor Fausto foi um dos mais rigorosos e certamente um dos mais generosos também. "Ler os filósofos em sua língua original, mas esforçar-se para se expressar em nossa língua pátria, criar a nossa língua filosófica" foi uma de suas muitas lições de método.

Anselmo T. Ferreira
Coordenador do curso de Filosofia - Graduação
Universidade Federal de Uberlândia

Email: 
anselmotf@gmail.com

Fui aluno do querido prof. dr. FAUSTO CASTILHO, NA UNESP em ARARAQUARA e no IFCH UNICAMP. Claro, generoso e uma extraordinário didática. Sendo tambem responsável pela disciplinas de Filosofia Moderna e contemporânea e tambem por importantes estudos dos clássicos da História da Filosofia e Epistemologia.
Foi responsável pela vinda do SARTRE para Araraquara onde lecionou em 1959 na antiga FACULDADE DE FILOSOFIA,CIÊNCIAS E LETRAS, hoje UNESP, FCL.
Didático, amigo e sempre sincero. A Universidade Pública perdeu um SCHOLAR...

Email: 
pdrenzi@outlook.com