Unicamp perde
Fausto Castilho
03/02/2015 - 08:28
- Text:Da redação
- Images:Antoninho Perri e Antônio Scarpinetti

O filósofo Fausto Castilho, professor emérito da Unicamp, faleceu na manhã desta terça-feira (3) no Centro Médico de Campinas. Fausto Castilho foi professor do IFCH e um dos maiores conhecedores da obra de Martin Heidegger (1889-1976). O corpo será velado, das 14h30 às 17h30, no saguão da biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na cidade universitária, em Barão Geraldo, Campinas. Logo após, será transladado para o Cemitério do Araçá, no bairro Cerqueira Cesar, em São Paulo, sendo velado a partir das 20h00. O sepultamento ocorrerá às 11 horas do dia 4.
Recentemente, Fausto Castilho doou à Universidade o seu rico acervo bibliográfico estimado em 10 mil volumes. A reitoria da Unicamp emitiu nota de pesar, se solidarizando com os familiares e amigos e destacando a importância do filósofo para o meio acadêmico e, em especial, para a Unicamp.
"Sentimos profundamente a perda do professor Fausto Castilho, cuja dimensão e importância para a Unicamp transcendem o notável intelectual e educador admirável. O professor Fausto teve também papel fundamental na construção das Ciências Humanas da Unicamp, o que aumenta significativamente a dimensão desta perda", lamentou o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta.
Licenciado em filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França), Fausto Castilho foi um dos fundadores do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH) da Unicamp. Ele dirigiu as coleções multilíngues de filosofia e estudos de filosofia moderna e contemporânea da editora da Unicamp. Foi tradutor, entre outros, de Ser e Tempo(Heidegger), do Manual dos cursos de Lógica Geral (Kant), além de ter escrito as obras: O conceito de universidade no projeto da Unicamp; Considerações em torno do contencioso; e As determinantes da Longa Duração e sua conversação: o impasse.
"O professor Fausto Castilho tem um papel histórico essencial para a Unicamp. Esteve nos primórdios de nossa Universidade, foi um dos criadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Vinculou-se de modo orgânico ao IFCH, ao qual permaneceu fortemente ligado mesmo depois de sua aposentadoria. O último grande ato de generosidade para conosco foi a doação de sua notável biblioteca, que estará disponível em breve. Além disso, foi um intelectual do mais alto nível, de projeção nacional e internacional. Sua tradução de Heidegger, seus trabalhos sobre Sartre, Descartes, são referências definitivas.Dessa grande perda temos apenas um consolo: o de saber que Fausto Castilho teve uma bela vida, consagrada à reflexão, à crítica, à inteligência", escreveu, por e-mail, o diretor do IFCH, Jorge Coli.
Fausto Castilho traduziu, pela Editora da Unicamp, a primeira edição bilíngue (alemão-português) de Sein und Zeit (Ser e Tempo), considerada a obra mais importante de Martin Heidegger, para muitos o principal filósofo do século 20. O filósofo da Unicamp havia frequentado o curso de Heidegger na Universidade de Friburgo. Castilho integrou a comissão de planejamento de implantação do campus da Unicamp no final dos anos 1960. Parte desta experiência está no livro O conceito de universidade no projeto da Unicamp, que oferece uma reflexão ampla e instigante sobre os diversos aspectos da universidade no Brasil.
Leia as matérias sobre Fausto Castilho publicadas pelo Jornal da Unicamp:
Fausto Castilho traduz ‘Ser e Tempo’, obra maior de Heidegger
Fausto Castilho e a gênese da Unicamp
Livro da semana
Comentários
Tive o prazer de ter tido
Tive o prazer de ter tido contato pessoal com o Prof. Fausto Castilho intermediando a doação de sua Biblioteca para a Unicamp. Uma pessoa objetiva, com comentários e histórias empolgantes sobre a formação do acervo doado que se misturava com a história da Unicamp e sua trajetória acadêmica na Europa.
Luiz Vicentini
Coordenador SBU
2001-maio 2014
Como enorme pesar recebi essa
Como enorme pesar recebi essa manhã a notícia do falecimento do Prof. Fausto Castilho. Homem exemplar, um dos fundadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Fausto dedicou a sua vida à Universidade brasileira, em especial à Unicamp e ao IFCH. Estou profundamente consternada, perdemos um homem extremamente comprometido com o desenvolvimento e consolidação dos estudos filosóficos no Brasil, um professor dedicado, tradutor de obras seminais, um pensador. É uma grande perda, mas, felizmente, ele nos deixou muitas coisas, nos deixou os seus escritos, as suas traduções, as suas palavras e toda a sua biblioteca, construída ao longo de sua vida e cuja casa, pela generosidade de Fausto, é agora a Biblioteca Central da nossa Unicamp, Universidade que ele ajudou a construir
Yara Frateschi
Chefe do Departamento de Filosofia.
IFCH, Unicamp
A PERDA DE UM GRANDE PROFESSOR
Conheci o professor Fausto numa ANPOF. Tive a oportunidade de conviver brevemente com seu entusiasmo pela filosofia, pelo ensino e pela educação da juventude. Sua simplicidade, simpatia e humildade eram cativantes. Seu trabalho, seu legado, seus ex-alunos mostram envergadura do grande educador. Sem dúvida, uma grande perda. Não só para Campinas, mas para nós todos da comunidade filosófica brasileira. Meus respeitos à família, a Campinas, e a minha homenagem ao velho mestre de São Geraldo. Vai fazer falta!
Um Notícia que me abalou.
Mesmo de tão longe (Nordeste) recebi o Prof. Dr. Fausto Castilho como um grande referencial humano, intelectual e docente. Por exemplo, sua grandiosa tradução de Sein und Zeit me permitiu produzir com segurança e agilidade, portanto, sou para sempre grato. Sonhava em conhecê-lo pessoalmente por esses dias, na Unicamp. Agora, só num amanhã, na terra de Sophia, terra dadivosa do Saber.
Gratidão ao meu excelente orientador
Sempre serei grato ao Prof. Dr. Fausto Castilho por seu rigor e competência na orientação de minha dissertação de Mestrado em Filosofia Política na Unicamp. Tive o prazer também de assistir suas aulas sobre Heidegger: com o manuscrito de sua tradução de Ser e Tempo em mãos, ele nos ensinava. Obrigado, Prof. Fausto.
Luto e a Saudade
Quando fiz o meu Doutorado na Unicamp, tive oportunidade de frequentar em 2003 o curso do professor Fausto Castilho. Ele lia sua tradução rigorosa de 'Ser e Tempo' que hoje foi publicada pela Unicamp. Um homem generoso, sorriso largo e que sentia prazer em compartilhar suas histórias, sua vida e seu trabalho. Sinceros sentimentos aos familiares e a toda comunidade da Unicamp.
Obrigado Fausto!
Anastacio B Araujo Jr
Professor de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Pernambuco
Professor Fausto
Dentre as muitas realizações do professor Fausto, não podemos esquecer o seu empenho na criação do curso de graduação em Filosofia da Unicamp, de cuja primeira turma eu fiz parte. De todos os mestres que então tivemos, o professor Fausto foi um dos mais rigorosos e certamente um dos mais generosos também. "Ler os filósofos em sua língua original, mas esforçar-se para se expressar em nossa língua pátria, criar a nossa língua filosófica" foi uma de suas muitas lições de método.
Anselmo T. Ferreira
Coordenador do curso de Filosofia - Graduação
Universidade Federal de Uberlândia
o respeito pelo INTELECUTAL E EDUCADOR...
Fui aluno do querido prof. dr. FAUSTO CASTILHO, NA UNESP em ARARAQUARA e no IFCH UNICAMP. Claro, generoso e uma extraordinário didática. Sendo tambem responsável pela disciplinas de Filosofia Moderna e contemporânea e tambem por importantes estudos dos clássicos da História da Filosofia e Epistemologia.
Foi responsável pela vinda do SARTRE para Araraquara onde lecionou em 1959 na antiga FACULDADE DE FILOSOFIA,CIÊNCIAS E LETRAS, hoje UNESP, FCL.
Didático, amigo e sempre sincero. A Universidade Pública perdeu um SCHOLAR...