Unicamp firma cooperação com
Universidad Técnica de Ambato

10/02/2015 - 15:18

/
Reunião para assinatura de convênio

Reunião para assinatura de convênio

Naranjo e Tadeu Jorge assinam cooperação

Naranjo e Tadeu Jorge assinam cooperação

Os dois reitores firmam cooperação

Os dois reitores firmam cooperação

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge e o reitor da Universidad Técnica de Ambato (UTA) Galo Oswaldo Naranjo López, do Equador, assinaram na tarde desta terça-feira (10) um convênio de cooperação acadêmica entre as duas instituições. A cerimônia, que aconteceu na reitoria, foi presenciada pelos professores Hector Santiago López Zurita, um dos diretores da UTA, e Fábian Carrasco Castro, reitor da Universidad de Cuenca, Equador. Essa cooperação envolverá a realização de projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação. É a primeira vez que Naranjo López assume a Reitoria da UTA e permanecerá no cargo pelo período de cinco anos.

O reitor da Unicamp recebeu o convite de Naranjo López para visitar a sua instituição no Equador e respondeu que oportunamente agendará esse compromisso. A UTA, a primeira universidade estatal criada na zona central de Equador, conta atualmente com 18 mil alunos. Fica compreendida numa zona de empreendimento e de inovação, numa cidade que tem predomínio da indústria de calçados e mecânica. A universidade equatoriana, segundo Naranjo López, possui uma ótima relação com o setor industrial e com o governo local. Seus cursos de maior notabilidade são os de Ciências e de Engenharia de Alimentos. Congrega atualmente dez faculdades de alto nível, dividida em três campi.

Naranjo López está participando, desde a última segunda-feira (9), de uma reunião com especialistas de instituições filiadas à União das Universidades da América Latina e do Caribe (Udual), sediada na Unicamp, a fim de discutir critérios e indicadores para implantar um sistema de avaliação e acreditação das escolas de educação superior das duas regiões.