A+ A A-

Curso de extensão sobre obesidade e diabetes atrai participantes de 21 estados brasileiros

curso dennys
 Dos quatro cantos do país: representantes de 21 estados brasileiros assistem às aulas do curso Obesidade e Diabetes: fisiopatologia e sinalização celular, oferecido por professores dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte da FCA

 

Texto e Fotos | Cristiane Kämpf

 

A quarta edição do curso Obesidade e Diabetes: fisiopatologia e sinalização celular, oferecido gratuitamente pelo Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LABMEX) e pelo Laboratório de Genômica Nutricional (LabGeN), atraiu participantes de quase todos os estados brasileiros – somente cinco deles não estavam representados (Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Paraíba).  

Estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas da saúde (nutrição, educação física, medicina, enfermagem, psicologia, odontologia, fisioterapia, biologia e biomedicina) movimentaram os hotéis e o comércio da cidade de Limeira durante a semana das aulas, que ocorreram das 08:00hs às 18:00hs de 26 a 30 de janeiro. 

O curso este ano contou com a participação de pesquisadores da UNIFESP, USP e UNESP e tratou de temas emergentes na área como Epigenética, Microbiota, Diabetes do tipo 3, Nutrigenômica, Fisiogenômica, Apoptose Neuronal, entre outros. Ao todo foram 40 horas de elucubrações e profunda discussão a respeito do assunto obesidade e diabetes, sob um olhar molecular. 

Foram mais de 400 inscritos para 100 vagas e os professores responsáveis pelo oferecimento do curso (Dennys Cintra, José Rodrigo Pauli e Eduardo Rochette Ropelle) realizaram um processo seletivo que incluiu análise de currículo e histórico escolar dos candidatos. O curso é oferecido com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, do CEPID OCRC (Obesity and Comorbidities Research Center) e da Escola de Extensão da Unicamp e deve ocorrer novamente em 2016.

 

Investigando o controle da fome há mais de 4 anos, laboratórios são procurados por pesquisadores de todo o país

Os laboratórios LabGeN e LabMEx, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, desenvolvem pesquisas conjuntas e interdisciplinares que procuram investigar como o exercício físico e os nutrientes regulam diversos fenômenos biológicos, com destaque para a questão da ingestão alimentar e do gasto energético. Publicações do grupo podem ser visualizadas em importantes periódicos científicos, como American Journal of Physiology, Nature Communications, PlosOne, PlosBiology, Diabetes, entre outros. Atualmente os laboratórios recebem alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e jovens pesquisadores de diversas partes do Brasil.

Com o mesmo nome do curso, o livro Obesidade e Diabetes: Fisiologia e Sinalização Celular, lançado em 2011 pela editora Sarvier, foi organizado por Pauli, Ropelle e Cintra (que são professores dos cursos de Ciências do Esporte e Nutrição da Faculdade) e contou com a participação de importantes pesquisadores da área de obesidade e diabetes.

A obra contribui para o aprofundamento da investigação sobre a sinalização celular, capacidade que as células têm de perceber e dar respostas corretas conforme o ambiente que as rodeiam, formando a base para seu desenvolvimento, imunidade, entre outras funções. Atualmente a pesquisa nesta área caminha para dentro das células, tentando entender quais são as disfunções celulares que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças.

O conteúdo da obra partiu de uma coletânea de estudos iniciados pelo Laboratório de Sinalização Celular (LabSinCel) e Laboratório de Investigação da Resistência à Insulina (LICRI), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, há pelo menos duas décadas. Grande parte do conhecimento sobre as disfunções celulares observadas na obesidade e diabetes têm origem nessas pesquisas desenvolvidas na Unicamp.

 

livro
Cintra, Ropelle e Pauli são professores dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte da FCA Unicamp