Para uma experiência plena
11/02/2015 - 11:52
- Images Editor:
Desde o primeiro dia em que se matricula na Unicamp, o estudante de graduação tem ao seu dispor uma série de oportunidades de auxílio oferecidas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). São mais de dez tipos de bolsas, distribuídas, anualmente, para cerca de 4 mil alunos, para auxiliar desde as necessidades básicas dos estudantes, como moradia, alimentação e transporte, até as suas habilidades técnicas, estudantis e artístico-culturais. O objetivo é garantir qualidade de vida no campus para uma experiência universitária completa e satisfatória.
As bolsas estão divididas em auxílio social, que inclui oito benefícios; e de apoio estudantil, com cinco auxílios. Entre as de auxilio social, estão contempladas bolsas de alimentação e transporte, auxílio estudo e formação, emergência, auxílio social iniciação científica, auxílio moradia, programa de moradia estudantil, e auxílio instalação, esta última voltada exclusivamente aos calouros.
Conforme a assistente social do SAE, Cibele Papa Palmeira, que prestava esclarecimento aos calouros durante a matrícula desta quarta-feira (11) no Ciclo Básico, a bolsa instalação é destinada ao aluno ingressante que encontra dificuldades financeiras no início da graduação. O auxílio, concedido mediante processo seletivo, funciona como um subsídio básico para as primeiras despesas do calouro.
“Quando o aluno passa conosco em entrevista, detectamos se ele consegue ou não esperar pela oficialização das outras bolsas que oferecemos. Se o aluno não consegue esperar a contemplação, ele recebe este auxílio. O período do processo seletivo para esta e para as demais bolsas começam no dia 24 de fevereiro, quando os estudantes confirmam a matrícula como aluno regular. Eu acompanho esses estudantes há certo tempo no SAE e percebo que é uma segurança para eles. Muitos alunos optam pela Unicamp por conta da assistência estudantil que é oferecida”, reconhece a profissional do SAE.
Além dos auxílios sociais, a Unicamp oferece também bolsas de apoios estudantis. Entre elas estão o Programa de Bolsa Pesquisa Empresa, que estimula o financiamento pelo setor produtivo; o Programa de Auxílio a Projetos Institucionais, destinada a pesquisas, trabalhos de campo, apresentações e organizações de eventos institucionais; a Bolsa Pesquisa, que incentiva estudantes de graduação a participarem de atividades de iniciação científica; e a bolsa Aluno-Artista, que financia projetos de cunho artístico-culturais de estudantes de qualquer área de formação. (Veja a relação completa das bolsas oferecidas)
Todas as informações sobre as bolsas e auxílio são prestadas por assistentes sociais do SAE no primeiro dia de matrícula, nesta quarta-feira (11) e no segundo dia de matrícula, na sexta-feira (20) . Trata-se de um Plantão de Dúvidas, que acontece no prédio do SAE, localizado à Rua Sergio Buarque de Holanda, 251, campus Barão Geraldo. Já no dia da confirmação de matrícula, 24 de fevereiro, o SAE promove a palestra "Você conhece a assistência estudantil?" em dois horários: das 12h às 13h e das 18h às 19h, na Sala PB2, do Ciclo Básico II (PB). Além do Serviço Social, cujo enfoque é o Programa de Bolsas-Auxílio, estarão presentes áreas como a Orientação Educacional e a Orientação Jurídica. Os alunos dos campi de Limeira e Piracicaba devem consultar a Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) para conhecer a programação.