Casa do Lago antecipa comemoração doDia Internacional da Mulher com exposição
De 23 de fevereiro a 6 de março, o Espaço Cultural Casa do Lago receberá, em sua Galeria, a exposição de quadros “A Natureza feminina”, da artista plástica e designer Camila Lagoeiro. A mostra busca representar a mulher de forma sublime, reverenciando a sensibilidade humana, os sentimentos femininos e a sua forte ligação com a mãe natureza. Trata-se da primeira exposição de 2015 programada pelo Espaço Cultural. Ela antecipa as comemorações do Dia Internacional da Mulher, data comemorada oficialmente em 8 de março.
“A Natureza feminina” é composta por 17 trabalhos (pinturas e desenhos) criados ao longo da carreira da artista com dimensões que variam entre 20x30cm e 90x120cm. Nos quadros, a artista valoriza elementos naturais, místicos e metafísicos com um estilo que situa-se entre o Surrealismo e a Arte Visionária.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22 horas, na rua Érico Veríssimo 1011, campus da Unicamp. A entrada é livre.
Camila Lagoeiro – Formou-se em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas tendo participado de exposições desde o ano 2000. Suas principais mostras e conquistas são as seguintes: 3° Lugar na categoria ‘História em quadrinho’ no Salão del Mercosur – Museo Diógenes Taborda, Buenos Aires, Argentina (2014); Exposição "Mulheres Palestinas: Resistência trás dos muros", Buenos Aires, Argentina (2014); 1ª Mostra Internacional de Arte Visionária do Brasil, Campinas, SP, Brasil (2013); 3° Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto, SP, Brasil (2010) - agraciada com o Prêmio Menção Honrosa; 16° Salão de Artes de Teresina (PI, Brasil), em 2009; 5° Salão Universitário da PUC-Campinas (SP, Brasil), em 2006 - sendo condecorada com o prêmio Menção Honrosa; entre outros.
O Dia Internacional da Mulher - Teve início em 1857 quando um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com um incêndio resultando na morte de 130 tecelãs. No entanto, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às vitimas de 1857. Porém, foi somente em 1975 que a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de um decreto.
Algumas obras que estarão expostas
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-35217017 ou e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br
Texto: Hélio Costa Júnior
Edição de imagens: Paulo Cavalheri