Laboratório de Vivências Internacionais é "experiência única e interdisciplinar", afirma aluna de Administração
![]() |
Grupo de professores e alunos do II Laboratório de Vivências Internacionais na Escola de Negócios da Universidade de Notre Dame (EUA) |
O Laboratório de Vivências Internacionais (LVI) éo único curso de extensão da Unicamp que ocorre fora do país. Oferecido pelo Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Comércio Internacional (LEICI/FCA Unicamp),ocurso proporciona vivências em parceria com universidades do exterior e é aberto a alunos, ex-alunos, empresários e interessados em geral.
A segunda edição do LVI contou com a participação de graduandos, pós-graduandos e profissionais não só da Unicamp e teve como foco discussões sobre empreendedorismo, tomada de decisão e modelo de negócios. Durante as aulas na Escola de Negócios da Universidade de Notre Dame (EUA), as equipes de trabalho foram mistas, com participantes brasileiros e americanos e as atividades totalmente em inglês. Inscrições para a 3ª edição devem ocorrer ainda neste ano – as datas do processo seletivo são informadas no site da FCA.
Confira depoimentos de alguns alunos e professores sobre a experiência:
"Esta edição do Laboratório de Vivências Internacionais (LVI) proporcionou uma visão integrada de negócios com ética e prática de valores, o que está diretamente em sintonia com a missão da FCA. Foi, sem dúvida, uma ótima chance de entrar em contato com a cultura de negócios americana e estabelecer um intercâmbio e networking profissional e pessoal" Cristiano Morini, professor da FCA, membro do LEICI e organizador do curso.
"A participação de alunos da graduação e MBA da FCA, além de alunos e ex-alunos da FT, IFGW Unesp de Bauru e outras instituições adicionou novas experiências ao LVI. Foi enriquecedor", Edmundo Inácio Jr, professor da FCA, membro do LEICI e também organizador do curso.
![]() |
A aluna Elisama Camelo |
"Como estudante da FCA Unicamp posso afirmar que duas boas definições para a vida universitária são 'risco' e 'preparo'. Risco porque é necessário decidir tentar conquistar desde a vaga na universidade até aproveitar todas as oportunidades que a universidade pode oferecer. Preparo porque envolve o conjunto de habilidades que são desenvolvidas ao longo da vida universitária. É assim que estou aproveitando o oferecimento do II Laboratório de Vivências Internacionais. Corri o risco de concorrer à vaga, fui selecionada e estou aprendendo com os melhores da minha área, em uma oportunidade de preparo e vivência dos conhecimentos na prática, com professores da Unicamp e professores de Notre Dame. Uma experiência única, complementar e interdisciplinar" Elisama Camelo, ex-aluna do ProFIS e atualmente aluna do terceiro ano de Gestão do Comércio Internacional na FCA.
"Participar do laboratório de vivências foi uma experiência muito enriquecedora, alem de ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura, tive contato com articuladores de negócios e empreendedorismo de alto impacto. O programa promove uma grande integração com a universidade e os demais estudantes sem perder o alto rendimento acadêmico. Recomendo a todos os estudantes que querem ter uma rica experiência no exterior e ter contato com o um ecossistema inovador e produtivo." Felipe Marino (aluno do curso de Física da Unicamp e funcionário da Agência INOVA)
![]() |
Grupo de professores e alunos participantes do curso também visitou Chicago, importante centro comercial e de negócios nos Estados Unidos |