Dia da confirmação da
matrícula corre tranquilo

24/02/2015 - 16:05

/
Juliana Villalba, sem preocupação com trotes

Juliana Villalba, sem preocupação com trotes

Calouros confirmam matrícula no Imecc

Calouros confirmam matrícula no Imecc

Atendimento da Comvest, também no Imecc

Atendimento da Comvest, também no Imecc

Pessoal do SAE prestando informações

Pessoal do SAE prestando informações

Ingressantes circulam pelo Ciclo Básico II

Ingressantes circulam pelo Ciclo Básico II

Elis e Maria José: foto na hora como lembrança

Elis e Maria José: foto na hora como lembrança

Juliana Villalba, que vem de Mogi Mirim para fazer o curso de música (licenciatura) no Instituto de Artes (IA), pegou a senha número 1 para confirmar sua matrícula naquela que considera uma das melhores universidades da América Latina. “Sempre sonhei em estudar aqui”, disse a caloura, que apenas sorriu quando lembrada de que um grupo grande de veteranos a esperava na saída lateral do auditório do instituto. “Não tenho qualquer preocupação com trote violento. Já no dia da matrícula, todos foram supertranquilos e receptivos. Ainda vou analisar a programação para ver se participo do Trote da Cidadania.” 

O dia de confirmação de matrícula, nesta terça-feira, transcorreu tranquilamente em todos os campi da Unicamp. No Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), que reservou 130 vagas para seus cursos (mais 155 para o Cursão dividido com o Instituto de Física), era ainda pequena a fila dos que confirmariam a matrícula e preencheriam as fichas das bibliotecas e da Comvest; no final, receberiam dos integrantes do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) o kit do calouro e um convite para as palestras sobre “Assistência estudantil”, marcadas para as 12h e 18h, no Ciclo Básico II. 

Uma das iniciativas do SAE para combater o trote violento, visando à recepção dos calouros com urbanidade e respeito, foi a criação do Disk Trote (3521-1449), dotando o aluno ingressante de um dispositivo de denúncia. Esta denúncia é encaminhada à direção da unidade de origem do agressor, que tomará as medidas cabíveis (advertência ou punição) se confirmado o trote tanto físico como moralmente agressivo.  “O telefonema é sigiloso e colabora para que o nosso aluno tenha segurança no local em que passará muitas horas do seu dia”, assegura o professor José Ricardo Figueiredo, coordenador do SAE. 

Nesta terça-feira, os calouros, depois do almoço no “Bandejão”, puderam apreciar atrações artísticas oferecidas pelo SAE – Ação Cultural:  o projeto “Reviva o Rap”, o Grupo Orígenes e o Trio X. O Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) distribui kits preventivos. E ainda foram distribuídas cerca de 5 mil canecas aos novos alunos da graduação nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira, bem como nos colégios técnicos Cotil e Cotuca – a medida vem contribuindo para reduzir o consumo de copos descartáveis nas unidades e restaurantes universitários. No mesmo CB II, os calouros puderam tirar fotos para levar de lembrança, como fez Elis Caroline de Miranda Leite, ingressante no curso de Química Tecnológica e que estava acompanhada da mãe Maria José. 

Trote da cidadania 
A recepção aos calouros preparada pela equipe Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente começa nesta quarta e prossegue até sexta-feira, em sua 13ª edição, com palestras durante o dia e atividades culturais à noite. No dia 25, de manhã, o tema será "Vivência universitária", palestra promovida pelo SAE; à tarde, oficinas de bateria, saúde, educação física, visita ao Museu Exploratório de Ciência e feira do DCE; à noite,  a exibição do Coral Zíper na Boca, da Unicamp. 

No dia 26 de manhã, o tema será “Construção coletiva”, com uma palestra sobre esta metodologia intitulada “Oásis”, oferecida pelo Instituto Elos; à tarde, esta metologia será aplicada na prática, envolvendo pinturas de parede, construção de hortas e separação de materiais recicláveis; à noite, apresentação da Bateria PercUrsão. 

No dia 27 de manhã, o tema será “Planeta sustentável”, com palestra da professora Emilia Rutkowsky, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), sobre “O planeta que queremos”; à tarde, visitas a estações de tratamento de água (ETA) e de Esgoto (ETE), a uma cooperativa de triagem e a uma instituição infantil, trabalhando com brinquedos recicláveis e enfatizando o uso consciente da água; à noite, apresenta-se a Bateria Valorosa.