Afinal, o que
querem as mulheres?

10/03/2015 - 15:35

/
Comemorações do Dia Internacional da Mulher

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

RTV ouve as funcionárias

RTV ouve as funcionárias

Psicanalista Regina Navarro Lins

Psicanalista Regina Navarro Lins

As comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas por Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Diretoria Geral da Administração (DGA) e Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), tiveram abertura na manhã desta terça-feira (10) no auditório da DGA. O evento reuniu pró-reitores, funcionários e estudantes sob o tema "Afinal o que querem as mulheres?"  A mesa diretiva foi composta pela pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; pelo pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna; pela pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello; pelo chefe de Gabinete, Paulo Cesar Montagner; pela coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza; pelo coordenador do GGBS, Edison Lins; e pela coordenadora do Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme. 

Durante a abertura, foi ressaltada a importância da luta das mulheres por igualdade dentro e fora da Universidade, bem como a diversidade de assuntos que abrangem a realidade da vida da mulher no mundo contemporâneo. “No país, nós ainda temos muito o que percorrer para atingir uma situação de igualdade com os homens. Temos que nos preocupar com salários, com a opressão de gênero, mas também com relacionamento, saúde, etc. E esse evento escolheu tratar de questões femininas fundamentais”, afirmou a professora Raquel Meneguello.

A professora Teresa Atvars ressaltou a importância de “ações que caminhem na direção da igualdade de gêneros e de tornar a vida da mulher na Unicamp mais fácil. A pauta do que queremos não é única. É multifacetada. O respeito à diversidade é, talvez, o mais importante.” A pró-reitora lembrou ainda que o atual reitor, professor Tadeu Jorge, foi o pioneiro ao colocar, na sua primeira gestão, uma mulher no alto escalão da Universidade. “Foi a primeira vez que uma mulher ocupou uma pró-reitoria”, destacou ela.

Seguiu-se à mesa de abertura a exibição de um vídeo produzido pela Rádio TV Unicamp (RTV Unicamp) com depoimentos de funcionárias da Universidade respondendo à pergunta proposta pelo evento. Após o vídeo, a psicanalista Regina Navarro Lins proferiu uma palestra sobre o tema "A mulher e o amor. Regina fez um amplo histórico sobre o papel da mulher e a história do amor na sociedade, realçando a importância de conhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo para entender a realidade atual. “Por muito tempo não se sabia que o homem tinha participação na geração dos filhos. Não havia deuses masculinos, apenas deusas. As mulheres eram respeitadíssimas e reverenciadas”, afirmou Regina. Segundo ela, foi apenas após a domesticação dos animais que o homem compreendeu que tinha participação na reprodução humana e passou a subjugar a mulher. “A partir daí podemos contabilizar mais de cinco mil anos de opressão das mulheres e dois mil de repressão sexual”, pontuou a psicanalista.

A programação alusiva à mulher se estende até sexta-feira (13) e inclui minicursos, circuito de saúde, feira e caminhada. A cantora Regina Dias fará apresentação cultural às 11 horas de sexta-feira, em frente ao prédio da DGRH, e depois o evento terá seu encerramento. Para conferir a programação completa, acesse o link do GGBS.

Comentários

O Fórum de Pensamento Estratégico (PENSES-UNICAMP) - ligado ao Gabinete do Reitor, realizou em 2014 dois Fóruns sobre Violência Contra à Mulher, sendo o I realizado em abril (https://www.gr.unicamp.br/penses/forum_mulheres/programacao-e-apresentaco...) e o II realizado em novembro (https://www.gr.unicamp.br/penses/II-forum_mulheres/). Participei da organização do II Fórum, e agradeço pelo espaço e a oportunidade para abordar temas importantes para as Políticas Públicas para as Mulheres. No II Fórum realizado nos dias 27 e 28 de novembro/2014 (período dos 16 Dias de Ativismo) foram abordadas questões como: Tráfico de pessoas, Feminicídio, Estratégias de Resistência, Humanização do Parto... As discussões devem continuar ao longo de 2015.

Email: 
vera.lucci.123@gmail.com