Diálogo marca reunião do reitor
com a nova diretoria do DCE
10/03/2015 - 09:22
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O reitor José Tadeu Jorge reuniu-se na última semana com representantes da nova diretoria do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicamp, que assumiu em meados de dezembro defendendo o diálogo com as demais entidades representativas da comunidade acadêmica e também com a Administração Central. "É extremamente importante termos um canal de diálogo e de participação do DCE, por representar o segmento fundamental da Universidade, que são os estudantes. Esta linha de contato vai nos permitir tratar das questões estudantis da melhor forma possível", disse o reitor ao final do encontro.
Ana Claudia Maffei, uma das coordenadoras do DCE e aluna do curso de políticas públicas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), antecipava que uma premissa é promover uma série de debates com os estudantes sobre questões cruciais como ampliação do número de vagas, segurança nos campi, moradia, mobilidade urbana, racismo e homofobia. "Queremos aproveitar as deliberações dessas reuniões para trazê-las em forma de projetos para a Reitoria. Na recepção aos calouros, reunimos representantes de outras entidades, como das atléticas e de empresas juniores, para mostrar tudo o que a Universidade oferece e que muitos alunos desconhecem.
O coordenador Cristovan Grazina, também da FCA, assegurou a Tadeu Jorge a disposição da nova gestão do DCE de participar política e positivamente da discussão dos rumos da instituição, tendo como bandeira o maior acesso e a defesa da universidade pública. "Queremos debater o projeto de expansão da Unicamp e questões como da moradia, mas no sentido de encaminhar medidas práticas. Nossa gestão tem uma linha de atuação muito diferente da gestão passada, pregando o diálogo e a coalização com outras entidades."
Quatro pontos objetivos apresentados pela nova diretoria do DCE na reunião foram o projeto de expansão (número de vagas e programas como o Profis e o PAAIS), um ponto de recarga na FCA em Limeira, as condições críticas da sede da entidade (física e administrativamente) e a segurança nos campi (colocando a discussão da adoção de guardas patrimoniais universitários).
O reitor, por sua vez, reiterou a política da atual gestão de valorizar o diálogo com todos os segmentos da universidade, destacando a necessidade do trabalho conjunto respeitando-se os papeis institucionais. Tadeu Jorge enfatizou, ainda, que diversos projetos da reitoria estão focados na melhoria da vida estudantil.