Unicamp recebe visitas da
Suécia, Coreia e Inglaterra

13/03/2015 - 14:43

/
Reunião com representantes da University of Skövde

Reunião com representantes da University of Skövde

Unicamp recepciona University of Bath

Unicamp recepciona University of Bath

University of Bath e representantes da Unicamp

University of Bath e representantes da Unicamp

Encontro com comitiva da Northumbria University

Encontro com comitiva da Northumbria University

Encontro com Ulsan University

Encontro com Ulsan University

Ulsan University

Ulsan University

A Unicamp recebeu visitas de quatro delegações estrangeiras na semana de 9 a 13 de março. Representantes da University of Skövde (Suécia), da Ulsan University (Coreia), da Northumbria University e da University of Bath (ambas da Inglaterra) reuniram-se com membros da Universidade, buscando o estabelecimento de cooperações nas áreas científica e acadêmica.

Na segunda-feira (9), o assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), Max Costa, recebeu os representantes da University of Skövde, Erik Bergström e Rose-Mharie Åhlfeldt. Também participaram do encontro o professor da Faculdade de Tecnologia (FT), Ivan Ricarte; o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Aníbal Tavares de Azevedo; e o professor convidado da Unicamp, Joni Amorim. O objetivo do encontro com a comitiva sueca foi analisar as possibilidades de cooperação na área de ciência da computação. A University of Skövde é uma instituição jovem – foi criada em 1977. Tem cerca de  10 mil alunos e fica a aproximadamente 350 km da capital Estocolmo.

Na quinta-feira (12), o pró-reitor de Extensão de Assuntos Comunitários (Preac), João Meyer, a assessora da Vreri, Eleonora Cavalcante, e o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Douglas Galvão, receberam representantes da University of Bath. O principal objetivo da visita foi o de identificar potenciais colaborações e criar laços com pesquisadores nas áreas de saúde, economia, psicologia da educação, ciências políticas, línguas e estudos internacionais. Durante a tarde, membros da comitiva britânica visitaram faculdades e institutos, onde foram recebidos por professores e coordenadores de curso. James Turner e Javier Gonzalez visitaram a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a de Educação Física (FEF); Kerry Papps, o Instituto de Economia (IE); Ian Butler, Ana Dinerstein, David Galbreath e Maria Garcia, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); Ian Walker, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC); e Katja Nieminen, da Vreri. À noite, os visitantes tiveram um encontro com o vice-reitor da Unicamp, Alvaro Crósta. A universidade inglesa tem cerca de 16 mil alunos e foi fundada em 1966.

Também na quinta-feira, a Universidade recebeu a visita da Northumbria University.  O assessor da Vreri, Carlos Suzuki, e o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Rodrigo Oliveira, receberam Becky Thomson e Neil Slater. O objetivo da visita foi identificar os interesses comuns com vista ao desenvolvimento de pesquisa colaborativa. Foi feita ainda uma apresentação para alunos interessados em estudar no Reino Unido através do programa Ciência sem Fronteiras - em qualquer área disciplinar, incluindo as ciências, enfermagem, engenharia e arquitetura. A universidade tem três campi: dois em Newcastle-upon-Tyne,  a 450 Km ao norte de Londres, e um na capital inglesa.

Finalizando a semana de visitas, o assessor da Vreri, Gustavo Valença, junto com os professores Alberto Luiz Serpa (FEM), Yoon Kil Chang (FEA), Antonio Carlos Luz Lisbôa (FEQ), Luiz Carlos Kretly (FEEC), recebeu na sexta-feira (13) Chang Woo NAM e Si Young PARK, representantes da Ulsan University. O encontro foi promovido para discutir programas como o de mobilidade estudantil, dupla graduação e de pós-graduação. A universidade sul-coreana, que iniciou sua história em 1970 com a criação de seu Instituto de Tecnologia, busca desenvolver programas na área de engenharia e é oficialmente patrocinada pela Hyundai.

Veja também como foram as visitas na Faculdade de Ciências Médicas