Unicamp sedia workshop internacional
sobre metabolismo e controle das plantas

23/03/2015 - 14:35

/
Cortez, Michel e Gláucia Pastore

Cortez, Michel e Gláucia Pastore

Abertura do evento na Unicamp

Abertura do evento na Unicamp

A Unicamp sedia, de hoje (23) até quarta-feira (25), o workshop internacional “Controle ambiental e metabólico do crescimento e desenvolvimento de plantas”, promovido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Britânico (British Council), instituição do governo do Reino Unido. O evento, que acontece na Casa do Professor Visitante, reúne jovens pesquisadores brasileiros e britânicos.

Durante os três dias do workshop, seis cientistas seniores do Brasil e do Reino Unido atuarão como mentores de 17 jovens pesquisadores de cada país (com até 10 anos de doutorado). O curso tem como foco o networking e o desenvolvimento da carreira.

A iniciativa é um dos 16 workshops aprovados no âmbito da chamada de propostas lançada pelas duas instituições em 2014. Os objetivos são aumentar a colaboração entre cientistas britânicos e brasileiros nessa área e promover a translação da ciência das plantas em novas tecnologias. O evento é coordenado por Alex Webb, da University of Cambridge, e por Michel Vincentz, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, é fundamental para a pesquisa o intercâmbio entre jovens cientistas do mundo. “Certamente haverá um incremento deste campo da pesquisa, envolvendo, por exemplo, a fisiologia e a bioquímica vegetal como estratégia de desenvolvimento de novos produtos.”

Para Michel Vincentz "o interesse é discutir quais são os mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento e crescimento de plantas, tentando compreender, por exemplo, como as plantas respondem as variações do ambiente. Isso é importante, se considerarmos, o contexto das mudanças climáticas”, explicou. Luis Augusto Barbosa Cortez, titular da vice-reitoria executiva de relações internacionais, revelou que “um dos desdobramentos institucionais do workshop será apresentação de propostas para fundos setoriais de pesquisa, envolvendo a Fapesp e o governo do Reino Unido.”