Reitor recebe primeira brasileira
deputada no Parlamento Italiano
27/03/2015 - 12:25
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge recebeu na manhã desta sexta-feira (27) a primeira brasileira eleita ao Parlamento Italiano, deputada Renata Bueno. A deputada veio acompanhada pelo cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, e pelo deputado estadual, Davi Zaia. Participaram da reunião ainda o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; o pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Atvars; o vice-reitor de relações institucionais e internacionais, Luis Augusto Cortez; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; a pró-reitora de pesquisa, Gláucia Maria Pastore; o vice-reitor de relações administrativas, Oswaldo Grassiotto; e o chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Taranto.
O objetivo da reunião foi estreitar laços e projetar ações para aumentar o intercâmbio entre a Unicamp e universidades italianas. "Nós gostaríamos muito de receber mais estudantes italianos na Unicamp. Temos que fazer um trabalho para atrair esses alunos”, afirmou o vice-reitor de relações internacionais, Luis Augusto Cortez.
Cortez ressaltou ainda que hoje há mais de mil estudantes da Unicamp fora do país, majoritariamente na Europa, sendo o principal destino escolhido a França, que desenvolve ações sistemáticas para atrair estudantes internacionais.
Os professores presentes destacaram parcerias já consolidadas com universidades italianas, como as Politécnicas de Turim e Milão, a Universidade de Parma, além de um mestrado transdisciplinar na área de modelagem matemática, que envolve também outros países da Europa.
A deputada apontou a necessidade de um trabalho para facilitar o reconhecimento de títulos estrangeiros no Brasil que, segundo ela, ainda "é um pouco engessado." A Unicamp foi se disponibizou, segundo Tereza Atvars, a ser a porta de entrada para os pedidos de validação de diplomas italianos, até que a questão seja resolvida em âmbito nacional. “A Unicamp está habilitada para reconhecer títulos de graduação e pós-graduação no Brasil e pode ser uma porta de entrada mais ágil”, afirmou Atvars.
Atividades conjuntas entre a Unicamp e universidades italianas interessadas no intercâmbio foram prospectadas. Após a reunião, a comitiva foi convidada a assistir um filme institucional e fazer um tour pelo campus.
A eleição do parlamento italiano
Renata Bueno é natural de Brasília, radicada em Curitiba e parte da comunidade de latino-americanos de ascendência italiana com dupla nacionalidade. Ela foi a primeira brasileira nata a ocupar uma cadeira no Parlamento da Itália. Foi eleita em 2013, com 20 mil votos nominais dos italianos que vivem na América do Sul, sendo a maior parte deles de italianos que vivem no Brasil, aproximadamente 252 mil. O legislativo italiano dedica espaço à integração internacional, reservando seis vagas no Senado e 12 na Câmara para italianos que moram no exterior. A América do Sul elege dois representantes em cada Casa. Juntamente com Renata, foram eleitos outros dois brasileiros, um para Câmara, outro para o Senado.