Lume realiza
maratona de
30 horas para
comemorar
30 anos
06/04/2015 - 07:50
- Text:
- Images:Divulgação
- Images Editor:
Trinta horas para comemorar as três décadas do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) da Unicamp. Essa é a proposta desse que é um dos 22 Centros e Núcleos (Cocen) da Universidade, que soma 30 anos de pesquisa teatral ininterrupta. O evento das 30 horas será uma maratona artística, iniciativa inédita na Unicamp, da forma como ela foi projetada. Será transmitido on-line para outros países e grupos teatrais interessados.
O início das festividades acontece às 14 horas do dia 11 de abril e prossegue até as 20 horas do dia seguinte (12), nas dependências do próprio Lume, que é coordenado por Renato Ferracini. Uma extensa programação começa com uma parada de rua, que será interditada pela Empresa Municipal de Serviços Públicos de Campinas (Emdec), uma atividade com ações interativas dos artistas do Lume. De acordo com Luciene Teixeira Maeno, gestora de projetos do Lume, haverá vários convidados e, no decorrer do dia, serão realizadas apresentações teatrais dos espetáculos Cravo, lírio e rosa, Café com queijo, e o La Scarpetta.
Haverá pequenas projeções na cozinha do Lume e na varanda. Alguém falará sobre a história do Núcleo, que funciona em uma chácara do bairro Vila Santa Izabel, em Barão Geraldo. Uma novidade na programação é que, no meio de tanta comemoração, também haverá um espaço para o lançamento do site do Lume, isso no dia 11. O grupo Caixeiras fará o canto da alvorada às 7h20. A seguir, acontece um café da manhã comunitário e se exibirão outros grupos artísticos convidados. Às 13 horas, todos poderão fazer parte de um pic-nic coletivo, quando serão contadas histórias e serão feitas homenagens cantadas. O evento encerra às 18h30 com a roda de Cupinzeiro.
Em breve, um link também será disponibilizado na página do Núcleo destacando os seus 30 anos. Outras ações estão planejadas e que devem retratar a história do Lume, criado em 1985. O Núcleo orientou mais de seis mil atores até aqui e tornou-se conhecido em mais de 26 países, por suas pesquisas, workshops e dezenas de espetáculos. Foi idealizado pelo professor do Instituto de Artes (IA) Luis Otávio Burnier (professor do IA), que acabou repassando a sua experiência teatral e espaço físico para que grupos nascentes ensaiassem. Atualmente, é uma revelação como núcleo que tem ação direta na vida da sociedade.
O Lume é um centro de pesquisa, cujo foco de atenção é o trabalho do ator, sua técnica e sua arte. Dedica-se a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações. Visita cidades por todo o Brasil, América Latina e Europa, sempre combinando espetáculos, workshops, demonstrações técnicas e palestras sobre seu método de treinamento e representação. Orienta o trabalho de profissionais e oferece estágios periódicos de treinamento para atores.