RTV: Diálogo sem Fronteira
discute arqueologia de contato

16/04/2015 - 15:45

Neste programa o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, professor  do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  da Unicamp, entrevista Maria Ximena Senatore, professora da Universidade de Buenos Aires e pesquisadora do Centro Nacional de Investigações Científicas da Argentina. (Veja o link)

Eles conversam sobre a arqueologia de contato, campo de especialização da arqueologia vinculado à arqueologia histórica na América. As características do colonialismo a partir do capitalismo do século XVI e qual a contribuição específica da arqueologia como estudo da cultura material do colonialismo imprimem a tônica dessa reflexão.

O programa apresenta entrevistas com pesquisadores sobre temas de humanidades, numa linguagem acessível para o grande público, e é exibido pelo Canal Universitário de Campinas (10 da Net) e pelo site rtv.unicamp.br.