Unicamp recebe visitantes de
Utah, Copenhagen e de Botswana

17/04/2015 - 11:47

A Unicamp, por meio da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), recebeu na última segunda-feira (13), a visita de uma comitiva da Universidade de Utah (USA). Ela esteve composta por Ruth Watkins, vice-presidente sênior; Mary Parker, vice-presidente associado de assuntos estudantis; Courtney McBeth, diretor-associado do Instituto Hinckley, e Mark James Neelemam, diretor do Instituto BamboozAr e co-fundador da Empresa Azul Linhas Aéreas.  

O grupo foi recepcionado pelo professor Carlos Kenichi Suzuki, assessor da Vreri e docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), e por Angélica Cristina Torresin, assistente para cooperação internacional (Vreri).  O objetivo da visita foi conhecer os programas da Universidade e iniciar colaborações internacionais envolvendo o intercâmbio de professores e alunos em diversas áreas. Futuramente, a delegação que esteve no campus lançará uma iniciativa estratégica para o estabelecimento de uma universidade de Utah brasileira. 

"Eles estão lançando um programa de Bolsas de Internacionalização muito semelhante ao Programa de Internacionalização da Unicamp (Editais da Vreri). Além disso, Utah mantém curso de graduação de Língua Portuguesa, importante perspectiva de contribuição para a internacionalização do Português. A vice-reitora, Ruth Watkins, manifestou interesse no projeto Bamboozar (uma forma sustentável de repor o processo de desmatamento da Amazônia) com uma elevada contribuição sócio-econômica, temática a ser discutida com a Unicamp e também com outras instituições do Brasil", informou Suzuki. 

A Universidade de Utah tem diversas características em comum com a Unicamp. É campeã em inovação tecnológica e empresas geradas na Universidade "spin off" e tem alto potencial nas áreas de Engenharias, Médicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A comitiva da Universidade de Utah: intercâmbio de professores e alunos em diversas áreas   

VISITA DE COPENHAGEN - Na quarta-feira (15), a Unicamp recebeu uma delegação da Universidade de Copenhagen, no auditório 2 da Agência para a Formação Profissional (AFPU). O objetivo da visita foi explorar o potencial de colaboração entre as instituições para viabilizar o intercâmbio e a mobilidade de estudantes de pós-graduação. Além do reitor Ralf Hemmingsen, estiveram no campus Lykke Friis, Julie Sommerlund, Jorn Boisen, entre outras autoridades.

A mesa de abertura foi composta pelos professores Alvaro Crósta, Coordenador-geral da Unicamp; Gláucia Maria Pastore, Pró-reitora de Pesquisa; Gustavo Paim Valença, do Escritório internacional; Eleonora Cavalcante Albano, assessora para assuntos internacionais de graduação; Fernando Antonio Coelho, assessor para assuntos de pesquisa, e Nathalia Dayrell Andrade, da Agência de Inovação Inova-Unicamp.

A reunião específica para as futuras colaborações contou com a participação dos professores Mario Maróstica (FEA), Mariana Miggiolaro Chaguri e Susana Soares Branco Durão (IFCH), Bruno de Conti, coordenador adjunto para assuntos de graduação; Eleonora Cavalcante Albano, assessora para assuntos internacionais; Henrique Marques de Souza, do Instituto de Biologia (IB), Rodrigo Bueno de Oliveira, chefe do Escritório Internacional da FCM e Paulo César Pires Rosa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Alvaro Crósta, Coordenador-geral da Unicamp, durante a sua fala à delegação de Copenhagen

VISITA DE BOTSWANA - As visitas Internacionais da semana foram encerradas na sexta-feira (17) com a presença de uma delegação da Universidade de Botswana (África). Estiveram no campus: Thabo Fako, vice-reitor da instituição, Tebatso Future Baleseng, conselheira da Embaixaba de Botswana em Brasília, e o professor Benjamin Bolaane, da Faculdade de Engenharia de Botswana. O grupo foi recebido pela professora Tereza Dib Zambon Atvars, Pró-reitora de Pós-graduação da Unicamp, e por Gustavo Paim Valença, assessor internacional e professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Estreitar relações com a Unicamp e identificar os potenciais de interesse entre as instituições foi o principal objetivo da visita africana. 

A comitiva africana durante encontro com a pró-reitora Tereza Atvars e com o professor Gustavo Paim Valença