Bresser Pereira lança livro
no Instituto de Economia
24/04/2015 - 10:00
- Text:Da redação
- Images:
Luiz Carlos Bresser Pereira, ministro da Fazenda entre 29 de abril e 21 de dezembro de 1987, esteve na Unicamp nesta quinta-feira (23). O motivo foi o lançamento do livro A construção política do Brasil, a convite do professor Pedro Linhares Rossi, do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica, Cecon, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. O evento, que aconteceu no Auditório Zeferino Vaz, do IE, foi direcionado a alunos da unidade. Bresser falou sobre o tema "Novo desenvolvimentismo e desigualdade".
O livro
As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política do Brasil, Luiz Carlos Bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. Baseado em dois temas fundamentais - a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo -, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor.
Bresser
Luiz Carlos Bresser foi ministro da Fazenda do Brasil, de 29 de abril de 1987 a 21 de dezembro do mesmo ano, durante o governo José Sarney. Foi ministro chefe da Secretaria da Administração Federal (SAF), em substituição ao general-de-brigada Romildo Canhim, e ministro de Reforma do Estado em todo o 1° mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso (1995–1999) e ministro da Ciência e Tecnologia nos 6 meses iniciais do 2° mandato, permanecendo nesse cargo até 19 de julho de 1999. Como ministro da Fazenda foi responsável pelo Plano Bresser, que não logrou controlar a alta inflação, e por um plano para solução da crise da dívida externa em geral que inspirou o Plano Brady.
Cursou a Faculdade de Direito da USP, é mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University, doutor e livre docente em Economia pela USP. É doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. Ensinando na Fundação Getulio Vargas de São Paulo desde 1959, foi seu 1° professor a receber o título de professor emérito, em 2005. É presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política desde 1981 quando a fundou. Lecionou, em nível de pós-graduação, Desenvolvimento Econômico na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), e Teoria Política no Departamento de Ciência Política da USP, e desde 2003 ministra curso de um mês na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.