
Carlos Nobre ocupará a presidência da Capes
23 de abril de 2015
Agência FAPESP – O ministro Renato Janine Ribeiro, da Educação, convidou o pesquisador Carlos Nobre para ocupar o cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Carlos Nobre é dos maiores cientistas brasileiros, com forte experiência na coordenação da área interdisciplinar na Capes”, afirmou o ministro em nota distribuída pelo Ministério da Educação. Nobre coordenou a Comissão de Cursos Multidisciplinares da Capes entre 2006 e 2008.
Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1974, Nobre doutorou-se em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1983, e foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até 2012.
Em 2011, assumiu a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), presidiu o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). Preside os Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e integra a coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.
Representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis, é membro do International Scientific Advisory Panel do Climate Change Adaptation Program, da Holanda, e do "High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability", da Organização ds Nações Unidas (ONU).
Participou como autor de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inclusive do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore.
Recebeu, em 2007, o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente; em 2009, a Von Humboldt Medal da European Geophysical Union; e em 2010, a condecoração da Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República, entre outras premiações.
Nobre substituirá Jorge Guimarães, que ocupa a presidência da Capes há 12 anos.