GT proporá
política de
valorização da
docência na
graduação

07/05/2015 - 14:52

Grupo durante primeiro encontro: recomendações

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp instituiu no último dia 13 de abril um Grupo de Trabalho (GT) para propor uma política de valorização da docência no ensino da graduação na Universidade. O grupo, formado por 10 membros docentes da Unicamp, iniciou os seus trabalhos na última quinta-feira, 30 de abril, com a presença do pró-reitor Luís Alberto Magna. O encontro aconteceu na sala de reuniões da PRG.

“Queremos dar a devida visibilidade da participação do professor da Unicamp no ensino da graduação. Isso precisa ser reconhecido na composição da nota do seu relatório de atividade final. Este Grupo de Trabalho, composto por docentes de primeira linha comprometidos com o ensino de graduação na Unicamp, tem a missão de produzir um estudo sério, apontando sugestões e recomendações para alcançarmos estes objetivos”, esclareceu o pró-reitor Luís Alberto Magna.

O GT é formado pelos professores Sérgio Antônio da Silva Leite, ex-diretor da Faculdade de Educação (FE) e coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Unicamp (EA)²; Alcides José Scaglia, do curso de Ciência do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Elinton Adami Chaim, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Guilherme do Val Toledo Prado, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da FE; José Roberto Zan, ex-diretor do Instituto de Artes (IA); Newton Cesario Frateschi, diretor do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ (IFGW); Liliana Ferraresco Lona, ex-diretora da Faculdade de Engenharia Química (FEQ); Maria Teresa Moreira Rodrigues; docente da FEQ e coordenadora de ensino do (EA)²; Pablo Augustin Vargas, ex-coordenador de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP); e Maria Silvia Viccari Gatti, ex-coordenadora de Graduação do Instituto de Biologia (IB).

O pró-reitor Luís Alberto Magna revelou que o GT formado por estes docentes deverá apresentar as suas conclusões no prazo de seis meses. “As recomendações que serão propostas por este grupo de docentes deverão nortear as normas das unidades de ensino e pesquisa na apreciação do relatório de atividades dos professores da Unicamp. Esse reconhecimento à atividade de ensino na graduação, atribuído como indicador no relatório de atividades, é uma demanda muito antiga da comunidade docente”, explicitou.

Na mesma linha de Luís Alberto Magna, o professor da FE Sérgio Antônio da Silva Leite, coordenador do (EA)², lembrou que a proposta de criação de um GT para discutir a valorização do ensino na graduação partiu de uma grande demanda da comunidade, catalisada num seminário realizado em outubro de 2014. 

“O ensino da graduação deve ser valorizado incessantemente, pois a Unicamp forma profissionais em todas as áreas. A proposta de criação de um GT partiu de uma grande demanda da comunidade: o (EA)² promoveu um amplo seminário no ano passado para discutir as marcas desejáveis no perfil do egresso de graduação da Unicamp, como resultado de um processo de formação de qualidade. Portanto, esse movimento é de fundamental importância, ainda mais porque os seus resultados devem nortear uma política na Universidade.” O evento, citado por Sérgio Leite, aconteceu entre os dias 6 e 7 de outubro de 2014 no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.