Oficina de Redação no Vestibular
reúne professores do ensino médio
11/05/2015 - 14:31
- Text:Divulgação Comvest
- Images:Ricardo Adorno
- Images Editor:
Mais de 300 professores do ensino médio de vários estados do Brasil estiveram reunidos no Centro de Convenções da Unicamp, no último sábado, 9 de maio, para a oficina “A redação no Vestibular Unicamp”, promovida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). O evento, que acontece anualmente, apresenta para os professores de ensino médio da área da Linguagem e alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Letras, as características da prova de redação aplicada pela universidade no vestibular e os critérios de correção. Além disso, a oficina funciona como porta de entrada para aqueles que desejam se tornar corretores da redação.
A oficina disponibilizou 340 vagas e teve extensa fila de espera. A professora de ensino técnico público de São Vicente, Denise Aparecida Oliveira da Silva, conta que no ano passado tentou se inscrever, porém não conseguiu vaga. Nesse ano colocou em sua agenda para não perder a data. “Já deixei agendado no meu celular e então, quando abriu o período de inscrição, eu pude realizar e encaminhar a documentação, e graças a Deus hoje estou participando. Muito feliz por estar aqui”, comemorou.
Muitos professores participaram pela primeira vez, como a própria Denise, que ressaltou a importância da oficina como maneira de se atualizar sobre as propostas do vestibular. Já a professora Renata Balduíno Zuppi, que está pela oitava vez no evento, conta que tanto seus alunos da rede particular, quanto os da rede pública, ficam ansiosos sobre as novidades da redação. "Ambos têm interesse em ingressar na Unicamp, embora a impressão que se tem é que a turminha da pública se dedica um pouco mais por ser, para muitos, a única opção", contou Renata.
Há professores que vieram de outros estados do Brasil para participar da oficina de 2015, como Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Paraná e Rio de Janeiro. Ana Maria Ferreira Cortes, que ainda está na faculdade, conta sobre a importância da oficina na preparação dos futuros professores. “É bom a gente ter uma ideia do que será esperao na redação do vestibular. Como são professores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e membros da Comvest que conversam com a gente, temos segurança nas informações que eles nos dão".
Segundo a coordenadora da oficina, Luciana Quitzau, para a Unicamp esse é um evento que permite a ampliação do diálogo do vestibular com o ensino médio. “Além disso, ele mostra aos professores que é muito mais eficiente para a prova de redação da Unicamp trabalhar a leitura e a escrita com o aluno ao longo de toda sua formação, do que treinar com ele fórmulas pré-estabelecidas”, completou.
Comentários
Prezados Senhores,
Prezados Senhores,
Gostaria de parabenizá-los pela proposta de envolver e capacitar os professores do Ensino Médio, pois é sempre bom agregarmos conhecimento.
Tive a grata oportunidade de participar desta oficina no ano de 2014 e gostaria de receber a data de inscrição para este ano de 2016.