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Pesquisa aplicada ajuda analisar esforço de atletas no basquete

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Da dir. p/esq, a equipe atual do LABIN: mestrandos Anderson Calderani Jr., Yura Yuka Sato dos Santos, Professores Luciano Mercadante e Milton Misuta e mestrando Lucas Antônio Monezi 

 

Texto : Janaína Quitério - jornalista do LABJOR / Unicamp

(Edição: Cristiane Kämpf - Assessoria de Imprensa FCA Unicamp / Imagens: LABIN FCA Unicamp)

 

A equipe de basquete masculina de Limeira, a Winner Limeira, firmou em 2011 um convênio com o LABIN - Laboratório de Biomecânica e Instrumentação, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. A parceria está ajudando a elaborar investigações científicas com objetivo de descrever o jogo de basquetebol e analisar o esforço dos atletas, fornecendo informações que auxiliem na tomada de decisões pela comissão técnica.

Entre as pesquisas, o LABIN desenvolve rastreamento automático dos atletas durante os jogos por meio da videogrametria – recurso que utiliza câmera de vídeo e computador para a obtenção da posição de todos os jogadores em função do tempo, além da visualização de cada evento ocorrido na quadra, por meio de scout computadorizado. Esta técnica registra todos os eventos (arremessos certos ou errados; rebotes defensivos ou ofensivos) de forma computadorizada, facilitando a análise dos mesmos com muita rapidez, imediatamente após o final do jogo.

Luciano Allegretti Mercadante, professor do curso de Ciências do Esporte da FCA e coordenador do laboratório, ressalta que o convênio atua em duas frentes: “na parte científica, possibilita acesso de pesquisadores aos jogos e aos treinamentos para a coleta de dados. Por outro lado, permite construir informações que poderão ser usadas para a tomada de decisão e de planejamento dos treinamentos pela comissão técnica”. O LABIN integra do Centro de Pesquisa em Ciência do Esporte (CEPECE-FCA-Unicamp) e congrega pesquisas em Biomecânica do Esporte.

Segundo o professor, o projeto integra três linhas principais de investigação: as ações do jogo em função do tempo, mostrando quando aconteceram e qual a sua importância para o resultado final; os esforços feitos pelo atleta durante o jogo, possíveis de serem verificados a partir da coleta de variáveis cinemáticas como velocidade, distância percorrida e aceleração de cada jogador em quadra; e discussão dos esforços a partir das ações em jogo. “Nós classificamos as ações por meio de suas características quanto ao esforço – quantidade de saltos, altura alcançada nesses saltos etc. –, o que não necessariamente está ligado ao resultado final, mas tem importância para a condição física dos atletas”, explica Mercadante.

 

Ciência e preparação física dos atletas

 

Na temporada de 2011 e 2012 do Novo Basquete Brasil (NBB), foram filmados todos os jogos da Winner Limeira, em condições controladas de captação. Os dados foram processados no Sistema Dvideo, desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentação para a Biomecânica, da FEF-Unicamp. Com a coleta, várias pesquisas de iniciação científica e mestrado foram concluídas – ou estão em desenvolvimento. Um deles é o projeto de mestrado, já qualificado no Programa de Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, que investiga a relação entre frequências cardíacas e velocidades de cada atleta em situação de jogo. Segundo o coordenador do LABIN, a pesquisa é inédita no mundo. “Queremos ser capazes de analisar a frequência cardíaca pela filmagem, ou seja, construir uma maneira indireta de medir esse esforço do atleta. Apesar de ambos falarem da intensidade de esforço, não se trata de uma relação linear”, esclarece.

O mestrando da FCA Anderson Calderani Junior, responsável pela pesquisa, explica que foram analisadas duas variáveis: as cinemáticas e as fisiológicas. “As variáveis cinemáticas foram coletadas por quatro câmeras de vídeo, que registraram o jogo e a movimentação de todos os jogadores na quadra. Já a parte fisiológica foi retirada dos dados de frequência cardíaca registrados pela comissão técnica por meio de monitores, que armazenaram os dados durante os jogos. É importante ressaltar que não é permitido, pelo regulamento do jogo, usar acessórios como relógios, por isso foram utilizadas fitas coletoras de frequência cardíaca nos atletas”, esclarece.

As duas variáveis fornecem parâmetros de intensidade do esforço de cada jogador, o que pode ajudar o preparador físico a entender a capacidade de cada atleta suportar esforços em quadra. “É possível verificar como se comporta a oscilação da frequência cardíaca durante o jogo, inclusive durante os períodos de atividades com menos intensidade, como os lances livres e os tempos técnicos. Obtivemos essas informações em ambiente de competição e que podem ser utilizadas para o treinamento físico de forma a buscar o rendimento excelente do atleta e evitar lesões”, sugere o mestrando.

A interação entre esportes de alto rendimento e a universidade ainda está se desenvolvendo e, apesar do volume de conhecimento produzido nas pesquisas, muito pouco ainda é absorvido pela comissão técnica. “Durante a temporada acontece um jogo atrás do outro e não há tempo para a comissão técnica estudar – e conhecimento científico precisa de estudo. O que nós temos feito é simplificar o acesso à informação imediatamente após o jogo, por meio de softwares que organizam em planilhas as ações e fundamentos do jogo, como os rebotes, passes certos ou errados, arremessos, contra-ataques, entre outras informações que a comissão técnica queira verificar”, estimula o coordenador da pesquisa, Luciano Mercadante.

O Brasil Open de Tênis, torneio que reuniu em fevereiro oito dos 35 melhores tenistas no mundo no Brasil, também juntou pesquisadores de três universidades, como da FCA-Unicamp, para coletar dados de que ajudarão a pensar estratégias de treinamento de atletas de alto nível. A reportagem saiu no programa de jornalismo científico Oxigênio - um programa de rádio quinzenal produzido pelo Laboratório de Jornalismo Avançado (Labjor-Unicamp) em parceria com a webrádio Unicamp. Confira aqui. 

 

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Interface do DVideo. O sistema identifica cada jogador (player) - os markers amarelos correspondem aos jogadores do time da casa e os markers verdes aos jogadores do time visitante -, as ações (event) certas/erradas, defensivas/ofensivas (result), em função do tempo (frames) além de suas posições medidas em quadra em 2D (position).